A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rita de Cássia Antas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302
Resumo: CORDEIRO, Rita de Cássia Antas .A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras. 2012. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
id UFC-7_d4821f521b2257fa4c64b81bd3578231
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37302
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professorasRotinaProfessoresPré-escolaRoutineTeachersPreschoolCORDEIRO, Rita de Cássia Antas .A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras. 2012. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.This research is about routine in Preschool. Its objective is about understanding how the organization of routine happens in preschool, in teachers' perspective. The investigation is based in many authors, such as: Oliveira (1995), Craidy & Kaercher (2001), Barbosa (2006), Andrade (2007), Sales (2011) and others. This research has qualitative nature and its metodology is about semistructured interviews that was realized with teachers from public municipal preschool that had different formations. The results we got reveal that the preschool routine organization is realized in a superficial way, even if its intention is to promote caring and educating, in the end, it is insufficient. From the analysis we made, we concluded that the activities that were developed daily with child are, normally, centered in teachers' picture, and are planned according with their choices and its function is to facilitate teachers' work. Even with the discourse that the routine organization is important to child development, we can see that there is a dichotomy in teachers' speak, between theory and practice. Those analysis also shows rigidity in teachers regarding in child actions. In other hand, rises the necessity of a better reflection about the routine organization, owing to that its organization should focus child integral development, considering their opinions, desires and necessities. Keywords: .Esta pesquisa trata da rotina na Educação Infantil. Seu objetivo é compreender como acontece a organização da rotina na pré-escola, nas perspectivas das professoras. A investigação se apoiou nos estudos de: Oliveira (1995), Craidy & Kaercher (2001), Barbosa (2006), Andrade (2007), Sales (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como metodologia entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de pré-escolas públicas municipais que tiveram formações diferentes. Os resultados encontrados revelam que a organização da rotina na pré-escola é realizada de maneira fragmentada, que mesmo tendo a intenção de promover o cuidar e o educar, mostra-se. A partir das análises feitas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas diariamente com as crianças são, normalmente, centradas na figura do professor, planejadas de acordo com suas escolhas e com função de facilitar o trabalho docente. Mesmo com o discurso de que a organização da rotina é importante para o desenvolvimento infantil, percebe-se que há uma dicotomia nas falas docentes, entre a teoria e a prática. Essas análises também mostram rigidez por parte do professor no que diz respeito às ações das crianças. Por outro lado, existe uma preocupação dos professores em valorizar as brincadeiras como forma de interação e aprendizagem. Assim, surge a necessidade de melhor refletir a organização da rotina tendo em vista que sua organização deve focar o desenvolvimento integral das crianças, levar em consideração suas opiniões, desejos e necessidades. Palavras-chave:Costa, Sinara Almeida daCordeiro, Rita de Cássia Antas2018-11-13T17:42:10Z2018-11-13T17:42:10Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCordeiro, R. C. A.; Costa, S. A. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T17:42:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:18.282974Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
title A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
spellingShingle A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
Cordeiro, Rita de Cássia Antas
Rotina
Professores
Pré-escola
Routine
Teachers
Preschool
title_short A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
title_full A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
title_fullStr A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
title_full_unstemmed A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
title_sort A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras
author Cordeiro, Rita de Cássia Antas
author_facet Cordeiro, Rita de Cássia Antas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sinara Almeida da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Rita de Cássia Antas
dc.subject.por.fl_str_mv Rotina
Professores
Pré-escola
Routine
Teachers
Preschool
topic Rotina
Professores
Pré-escola
Routine
Teachers
Preschool
description CORDEIRO, Rita de Cássia Antas .A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras. 2012. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-11-13T17:42:10Z
2018-11-13T17:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cordeiro, R. C. A.; Costa, S. A. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302
identifier_str_mv Cordeiro, R. C. A.; Costa, S. A. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028803768745984