O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Davi da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28908
Resumo: ALMEIDA, David da Costa.O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2017. 387f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_d490a98635e38e1bf6ed3057a1a37e54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28908
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio AgambenInumanoEscolaAnormalHomo SacerPrecariadoInhumanSchoolAbnormalHomo SacerPrecariatALMEIDA, David da Costa.O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2017. 387f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.The present work aims to discuss, from theoretical contributions of Michel Foucault and Giorgio Agamben, the production of inhuman by the educational processes. Therefore, the search will start from two different theoretical and even distinct poles: the abnormal, thought by foucaultians analysis, and the Homo Sacer, analyzed by the agambenians contributions. In this approach, the school failure would give way to a conception of school as a big regulatory and selective machinery of production of subjectivities and desubjectivities. The school would be one of the institutions and the main one that, through bio-disciplinaries and control devices, and exception devices, would operate and manage the subject through the quality, effectiveness and productivity of human capital. In other words, the school is a contemporary biopolitical machine, responsible for produce, classify, separate, divide and improve "good" human capital or expunge and eliminate from the school processes and capitalist competition processes the "bad" capital humans considered trash and disposable. And, in this context, on the crises of the current capitalism, we notice how the failed and biodegradable self-entrepreneurs become the current abnormals who will transmute into gypsies Homo Sacer, the "precariat", constantly threatened by exception as a general rule. Self-entrepreneurs are a biopolitical caesura constantly threatened by the sovereign flock and its state of political-economic exception, which is a declared war regime within contemporary societies. The failed self-entrepreneurs are the entrepreneurs of misery, people who always live under the phantom ghost of gypsy Homo Sacer. Thus, exclusion and precariousness of individuals and workers transmutam in processes of elimination and extermination policy of controlled state of exception.O presente trabalho tem como objetivo problematizar, a partir das contribuições teóricas de Michel Foucault e Giorgio Agamben, a produção do inumano através dos processos educacionais. Portanto, parte-se de dois polos teóricos diferentes e até distintos: o anormal, pensado pelas análises foucaultianas, e o Homo Sacer, analisado pelas contribuições agambenianas. Neste enfoque, o fracasso escolar daria lugar a uma concepção de escola como uma grande maquinaria normalizadora e seletiva da produção de subjetividades e dessubjetividades. A escola seria uma das instituições e a principal delas que, por meio de dispositivos bio-disciplinares e de controle, e dispositivos de exceção, operacionalizaria e agenciaria os sujeitos através da qualidade, eficácia e produtividade dos capitais humanos. Ou seja, a escola contemporânea é uma máquina biopolítica de exceção, responsável por produzir, classificar, separar, dividir e aperfeiçoar os “bons” capitais humanos ou expurgar e eliminar dos processos escolares e dos processos de concorrência capitalistas os “maus” capitais humanos considerados lixos e descartáveis. E, neste contexto, diante das crises do capitalismo contemporâneo, percebe-se como os empreendedores de si fracassados, biodegradáveis, tornam-se os anormais contemporâneos que irão se transmutar em Homo Sacer ciganos, o “precariado”, constantemente ameaçados pela exceção como regra geral. Os empreendedores de si são uma cesura biopolítica ameaçada constantemente pelo bando soberano e seu estado de exceção político-econômico, que é um regime de guerra declarado dentro das sociedades contemporâneas. Os empreendedores de si fracassados são o empresariado da miséria, pessoas que vivem sempre sob o espectro fantasmagórico do Homo Sacer cigano. Assim, a exclusão e a precarização dos indivíduos e dos trabalhadores transmutam-se em processos de eliminação e extermínio comandados por políticas de Estado de Exceção.Costa, Sylvio de Sousa GadelhaAlmeida, Davi da Costa2018-01-08T17:27:25Z2018-01-08T17:27:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAlmeida, D. C.; Costa, S. S. G. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28908porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-08T17:27:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28908Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:25.791678Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
title O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
spellingShingle O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
Almeida, Davi da Costa
Inumano
Escola
Anormal
Homo Sacer
Precariado
Inhuman
School
Abnormal
Homo Sacer
Precariat
title_short O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
title_full O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
title_fullStr O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
title_full_unstemmed O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
title_sort O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben
author Almeida, Davi da Costa
author_facet Almeida, Davi da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sylvio de Sousa Gadelha
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Davi da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Inumano
Escola
Anormal
Homo Sacer
Precariado
Inhuman
School
Abnormal
Homo Sacer
Precariat
topic Inumano
Escola
Anormal
Homo Sacer
Precariado
Inhuman
School
Abnormal
Homo Sacer
Precariat
description ALMEIDA, David da Costa.O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2017. 387f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-08T17:27:25Z
2018-01-08T17:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, D. C.; Costa, S. S. G. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28908
identifier_str_mv Almeida, D. C.; Costa, S. S. G. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028887371710464