O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo investigar como acontece a utilização do Ambiente Virtual (AV) TelEduc/Multimeios por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como identificar como se dá a mediação pedagógica e os processo de interação entre os participantes das relações de ensino-aprendizagem. A investigação aconteceu com a utilização de procedimentos metodológicos descritivos, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foi efetuada a aplicação de 6 questionários com perguntas objetivas e subjetivas como intuito de registrar por escrito alguns aspectos relacionados à experiência dos docentes que utilizam o AV TelEduc/Multimeios, evidenciando aspectos relativos ao processo de mediação pedagógica desenvolvidos pelos sujeitos de nossa pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados com base na literatura que se refere à ambientes virtuais, mediação pedagógica e interação. A partir desse trabalho, constatamos que alguns professores utilizam o AV TelEduc/Multimeios como banco de dados para postagem de textos, outros utilizam para dinamizar as atividades da disciplina em momentos presenciais e virtuais e outros incentivam a autonomia do aluno para construção colaborativa de conhecimentos a partir das interações nas atividades propostas. Diante do exposto nesse trabalho, sugere-se uma reflexão sobre a mediação para os cursos que utilizam AV, numa perspectiva de encontrar propostas pedagógicas eficazes que possam propiciar uma mediação que resulte em aprendizagens colaborativas, pois a mediação pedagógica pode ser considerada um fator de grande importância para o desenvolvimento intelectual e para o alcance de competências entre os participantes de um processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFC-7_d7bdfa48e151497212cfa28236f69387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44324 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFCMediaçãoEducação - Estudo e ensinoMultimeiosO presente estudo teve por objetivo investigar como acontece a utilização do Ambiente Virtual (AV) TelEduc/Multimeios por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como identificar como se dá a mediação pedagógica e os processo de interação entre os participantes das relações de ensino-aprendizagem. A investigação aconteceu com a utilização de procedimentos metodológicos descritivos, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foi efetuada a aplicação de 6 questionários com perguntas objetivas e subjetivas como intuito de registrar por escrito alguns aspectos relacionados à experiência dos docentes que utilizam o AV TelEduc/Multimeios, evidenciando aspectos relativos ao processo de mediação pedagógica desenvolvidos pelos sujeitos de nossa pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados com base na literatura que se refere à ambientes virtuais, mediação pedagógica e interação. A partir desse trabalho, constatamos que alguns professores utilizam o AV TelEduc/Multimeios como banco de dados para postagem de textos, outros utilizam para dinamizar as atividades da disciplina em momentos presenciais e virtuais e outros incentivam a autonomia do aluno para construção colaborativa de conhecimentos a partir das interações nas atividades propostas. Diante do exposto nesse trabalho, sugere-se uma reflexão sobre a mediação para os cursos que utilizam AV, numa perspectiva de encontrar propostas pedagógicas eficazes que possam propiciar uma mediação que resulte em aprendizagens colaborativas, pois a mediação pedagógica pode ser considerada um fator de grande importância para o desenvolvimento intelectual e para o alcance de competências entre os participantes de um processo de ensino e aprendizagem.Torres, Antônia Lis de Maria MartinsRocha, Mirley Nádila Pimentel2019-08-01T11:26:11Z2019-08-01T11:26:11Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, M. N. P. O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC. 2011. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-01T11:26:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44324Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:00.203638Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
title |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
spellingShingle |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC Rocha, Mirley Nádila Pimentel Mediação Educação - Estudo e ensino Multimeios |
title_short |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
title_full |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
title_fullStr |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
title_full_unstemmed |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
title_sort |
O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC |
author |
Rocha, Mirley Nádila Pimentel |
author_facet |
Rocha, Mirley Nádila Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Antônia Lis de Maria Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Mirley Nádila Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Educação - Estudo e ensino Multimeios |
topic |
Mediação Educação - Estudo e ensino Multimeios |
description |
O presente estudo teve por objetivo investigar como acontece a utilização do Ambiente Virtual (AV) TelEduc/Multimeios por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como identificar como se dá a mediação pedagógica e os processo de interação entre os participantes das relações de ensino-aprendizagem. A investigação aconteceu com a utilização de procedimentos metodológicos descritivos, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foi efetuada a aplicação de 6 questionários com perguntas objetivas e subjetivas como intuito de registrar por escrito alguns aspectos relacionados à experiência dos docentes que utilizam o AV TelEduc/Multimeios, evidenciando aspectos relativos ao processo de mediação pedagógica desenvolvidos pelos sujeitos de nossa pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados com base na literatura que se refere à ambientes virtuais, mediação pedagógica e interação. A partir desse trabalho, constatamos que alguns professores utilizam o AV TelEduc/Multimeios como banco de dados para postagem de textos, outros utilizam para dinamizar as atividades da disciplina em momentos presenciais e virtuais e outros incentivam a autonomia do aluno para construção colaborativa de conhecimentos a partir das interações nas atividades propostas. Diante do exposto nesse trabalho, sugere-se uma reflexão sobre a mediação para os cursos que utilizam AV, numa perspectiva de encontrar propostas pedagógicas eficazes que possam propiciar uma mediação que resulte em aprendizagens colaborativas, pois a mediação pedagógica pode ser considerada um fator de grande importância para o desenvolvimento intelectual e para o alcance de competências entre os participantes de um processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-08-01T11:26:11Z 2019-08-01T11:26:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, M. N. P. O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC. 2011. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324 |
identifier_str_mv |
ROCHA, M. N. P. O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC. 2011. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028724295073792 |