O uso de plataformas web no mapeamento colaborativo do Campus do Pici: a participação dos recém-ingressos do Curso de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Ana Nery Amaro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tavares, Gislleidy Uchôa, Tavares, Caroline Lima, Araújo, Luana Alves de, Santos, Jader de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55957
Resumo: Através das geotecnologias, a cartografia pôde englobar transformações na forma de representação e apreensão do espaço, permitindo representar uma série de informações das mais diversas ordens, retratando o espaço geográfico de um modo acessível e dinâmico. Este projeto: “O uso de plataformas de mapeamento colaborativo como ferramenta de gestão no bairro Pici, Fortaleza – Ceará” tem o objetivo geral de realizar o mapeamento colaborativo do bairro Pici em plataformas de mapeamento web, como o Google Map Maker e Open Street Maps, analisando e identificando os aspectos positivos e negativos dessas plataformas. Pretende-se a criação de um aplicativo como um instrumento interdisciplinar que propicie a produção e o acesso ao usuário à informação cartográfica. Também através de banco de dados espacial colaborativo e on-line, auxiliar a melhoria e o desenvolvimento da gestão urbana comunitária e tecnológica do bairro, dando ênfase ao Campus do Pici (UFC). Foram realizados minicursos teóricos e práticos de capacitação para a iniciação do mapeamento, trabalhos de campo para reconhecimento do local, anotações de informações relevantes da área e inserção dos dados nos mapas web utilizados. As atividades foram desenvolvidas com os alunos da disciplina de Cartografia e da disciplina de Oficina Geográfica I do curso de Geografia da UFC, com parceria da Monitoria de Cartografia e Monitoria de Projetos, tendo como local de apoio o Laboratório de Geoprocessamento (LABOCART) do curso de Geografia. Portanto, com o engajamento dos alunos no mapeamento, se torna possível à utilização e produção destas informações para facilitar uma melhor orientação no Campus, encontrar pontos de interesse, dar visibilidade a problemas locais, além de ser instrumento de gestão participativa. Desta forma, este projeto promove interações entre a academia e a sociedade, onde a extensão ocorre por meio do uso e compartilhamento dos conhecimentos gerados.
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