A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Helenilson de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984
Resumo: Este trabalho busca conhecer e tornar público os problemas enfrentados pelos docentes, no ensino de Química para alunos surdos, assim como os problemas encontrados pelos alunos para assimilar os conteúdos ministrados. Sendo o estudo em Química repleto de símbolos e objetos microscópicos de difícil entendimento, que necessita de uma capacidade de abstração em conjunto com ilustrações e enriquecimento do conteúdo com informações repassadas de forma oral, assim os discentes surdos se encontram em grande desvantagem em relação aos alunos sem deficiência auditiva, pois a diferença de linguagem e a difícil comunicação tornam esse processo, mais conflituoso. O domínio da língua portuguesa se mostra um obstáculo de grande dimensão, pois essa ferramenta é o principal meio de comunicação utilizado pelo professor. Esta pesquisa tem como objetivo geral expor as dificuldades encontradas pelos docentes do Instituto Cearense de Educação de Surdo, (ICES), para ministrar os conteúdos de Química; Identificar as dificuldades dos alunos de assimilar os conteúdos; Observar que formação esses profissionais dispõem e que obstáculos a Química como disciplina experimental e abstrata encontra nas escolas públicas e inclusivas. Para tanto, foi utilizado entrevista estruturada com caráter qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através de visitas ao lócus, o pesquisador coletou os dados da investigação, utilizando como instrumentais questionários e entrevistas, aplicados aos alunos e professor. Participando de algumas aulas com o intuito de obter os dados para a análise dos resultados. Munidos das informações coletadas foi possível a identificação dos principais problemas que norteiam o ensino aprendizagem dos discentes surdos. Entre eles podemos mencionar: A dificuldade encontrada com a língua portuguesa, a inexistência de laboratório para a realização das práticas o e baixo incentivo governamental. Tudo isso impacta negativamente no ensino de Química para os alunos surdos da instituição.
id UFC-7_d82bc6b4d9847d67010c8f17ac7fc371
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48984
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)he construction of deaf education: difficulties and dilemmas faced by chemistry teachers of the Cearense Institute of Deaf Education (ICES)SurdoQuímicaEnsinoEste trabalho busca conhecer e tornar público os problemas enfrentados pelos docentes, no ensino de Química para alunos surdos, assim como os problemas encontrados pelos alunos para assimilar os conteúdos ministrados. Sendo o estudo em Química repleto de símbolos e objetos microscópicos de difícil entendimento, que necessita de uma capacidade de abstração em conjunto com ilustrações e enriquecimento do conteúdo com informações repassadas de forma oral, assim os discentes surdos se encontram em grande desvantagem em relação aos alunos sem deficiência auditiva, pois a diferença de linguagem e a difícil comunicação tornam esse processo, mais conflituoso. O domínio da língua portuguesa se mostra um obstáculo de grande dimensão, pois essa ferramenta é o principal meio de comunicação utilizado pelo professor. Esta pesquisa tem como objetivo geral expor as dificuldades encontradas pelos docentes do Instituto Cearense de Educação de Surdo, (ICES), para ministrar os conteúdos de Química; Identificar as dificuldades dos alunos de assimilar os conteúdos; Observar que formação esses profissionais dispõem e que obstáculos a Química como disciplina experimental e abstrata encontra nas escolas públicas e inclusivas. Para tanto, foi utilizado entrevista estruturada com caráter qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através de visitas ao lócus, o pesquisador coletou os dados da investigação, utilizando como instrumentais questionários e entrevistas, aplicados aos alunos e professor. Participando de algumas aulas com o intuito de obter os dados para a análise dos resultados. Munidos das informações coletadas foi possível a identificação dos principais problemas que norteiam o ensino aprendizagem dos discentes surdos. Entre eles podemos mencionar: A dificuldade encontrada com a língua portuguesa, a inexistência de laboratório para a realização das práticas o e baixo incentivo governamental. Tudo isso impacta negativamente no ensino de Química para os alunos surdos da instituição.Ce travail cherche à comprendre et connaître les problèmes rencontrés par les enseignants dans l'enseignement de chimie pour les étudiants sourds, ainsi que les problèmes rencontrés par les étudiants à assimiler les contenus enseignés. Comme l'étude en chimie pleine de symboles et objets microscopiques difficiles à comprendre, vous avez besoin d'une capacité d'abstraction avec illustrations et d'enrichir le contenu de l'information transmise oralement, de sorte que les étudiants sourds êtes à un grand désavantage par rapport aux étudiants sans entendre, parce que la différence de langue et les communications difficiles rendent ce processus plus conflictuelle. Le domaine de la langue portugaise montre un grand obstacle, comme cet outil est le principal moyen de communication utilisés par l'enseignant. Cette recherche a pour objectif global d'exposer les difficultés rencontrées par les enseignants dans Ceará Institut de l'éducation des Sourds, (ICES), pour enseigner la chimie de contenu; Identifier les difficultés des élèves à assimiler le contenu; Notez que la formation de ces professionnels ont et quels obstacles la chimie comme une discipline expérimentale et abstraite est dans les écoles publiques et inclusives. Par conséquent, il a utilisé des entretiens structurés avec qualitative et la recherche bibliographique utilisé, documentaire et sur le terrain. Grâce à des visites au locus, le chercheur a recueilli des données de recherche, en utilisant des questionnaires et des entretiens que instrumentales, appliqué aux étudiants et aux enseignants. Participer certaines classes afin d'obtenir les données pour l'analyse des résultats. Armés de l'information recueillie était possible d'identifier les principales questions qui guident l'enseignement et l'apprentissage des élèves sourds. Parmi eux, nous pouvons citer: La difficulté rencontrée avec la langue portugaise, l'absence de laboratoire pour la réalisation de celui-ci et les pratiques d'incitation faibles du gouvernement. Tout cela a un impact négatif sur l'enseignement de la chimie pour les étudiants sourds de l'institution.Moura, Carolina de Lima eBarros, Helenilson de Oliveira2019-12-20T17:49:43Z2019-12-20T17:49:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARROS, Helenilson de Oliveira. A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). 2015. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-20T17:49:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48984Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:30.268842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
he construction of deaf education: difficulties and dilemmas faced by chemistry teachers of the Cearense Institute of Deaf Education (ICES)
title A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
spellingShingle A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
Barros, Helenilson de Oliveira
Surdo
Química
Ensino
title_short A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
title_full A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
title_fullStr A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
title_full_unstemmed A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
title_sort A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
author Barros, Helenilson de Oliveira
author_facet Barros, Helenilson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Carolina de Lima e
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Helenilson de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Química
Ensino
topic Surdo
Química
Ensino
description Este trabalho busca conhecer e tornar público os problemas enfrentados pelos docentes, no ensino de Química para alunos surdos, assim como os problemas encontrados pelos alunos para assimilar os conteúdos ministrados. Sendo o estudo em Química repleto de símbolos e objetos microscópicos de difícil entendimento, que necessita de uma capacidade de abstração em conjunto com ilustrações e enriquecimento do conteúdo com informações repassadas de forma oral, assim os discentes surdos se encontram em grande desvantagem em relação aos alunos sem deficiência auditiva, pois a diferença de linguagem e a difícil comunicação tornam esse processo, mais conflituoso. O domínio da língua portuguesa se mostra um obstáculo de grande dimensão, pois essa ferramenta é o principal meio de comunicação utilizado pelo professor. Esta pesquisa tem como objetivo geral expor as dificuldades encontradas pelos docentes do Instituto Cearense de Educação de Surdo, (ICES), para ministrar os conteúdos de Química; Identificar as dificuldades dos alunos de assimilar os conteúdos; Observar que formação esses profissionais dispõem e que obstáculos a Química como disciplina experimental e abstrata encontra nas escolas públicas e inclusivas. Para tanto, foi utilizado entrevista estruturada com caráter qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através de visitas ao lócus, o pesquisador coletou os dados da investigação, utilizando como instrumentais questionários e entrevistas, aplicados aos alunos e professor. Participando de algumas aulas com o intuito de obter os dados para a análise dos resultados. Munidos das informações coletadas foi possível a identificação dos principais problemas que norteiam o ensino aprendizagem dos discentes surdos. Entre eles podemos mencionar: A dificuldade encontrada com a língua portuguesa, a inexistência de laboratório para a realização das práticas o e baixo incentivo governamental. Tudo isso impacta negativamente no ensino de Química para os alunos surdos da instituição.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-12-20T17:49:43Z
2019-12-20T17:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Helenilson de Oliveira. A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). 2015. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984
identifier_str_mv BARROS, Helenilson de Oliveira. A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). 2015. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028811773575168