Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704 |
Resumo: | O educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...] |
id |
UFC-7_d8f4544cdb0ccae1b4c3cc296bf7d6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39704 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículoEducaçãoPensadoresRalph Winfred TylerO educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...]2019-02-18T13:46:03Z2019-02-18T13:46:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704Alves, Francione CharapaSaraiva, Rochely Silva de Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39704Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:17.889209Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
title |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
spellingShingle |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo Alves, Francione Charapa Educação Pensadores Ralph Winfred Tyler |
title_short |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
title_full |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
title_fullStr |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
title_full_unstemmed |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
title_sort |
Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
author |
Alves, Francione Charapa |
author_facet |
Alves, Francione Charapa Saraiva, Rochely Silva de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Rochely Silva de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francione Charapa Saraiva, Rochely Silva de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pensadores Ralph Winfred Tyler |
topic |
Educação Pensadores Ralph Winfred Tyler |
description |
O educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-02-18T13:46:03Z 2019-02-18T13:46:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704 |
identifier_str_mv |
ALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028873336520704 |