Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francione Charapa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Saraiva, Rochely Silva de Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704
Resumo: O educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...]
id UFC-7_d8f4544cdb0ccae1b4c3cc296bf7d6bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39704
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículoEducaçãoPensadoresRalph Winfred TylerO educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...]2019-02-18T13:46:03Z2019-02-18T13:46:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704Alves, Francione CharapaSaraiva, Rochely Silva de Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39704Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:17.889209Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
title Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
spellingShingle Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
Alves, Francione Charapa
Educação
Pensadores
Ralph Winfred Tyler
title_short Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
title_full Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
title_fullStr Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
title_full_unstemmed Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
title_sort Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo
author Alves, Francione Charapa
author_facet Alves, Francione Charapa
Saraiva, Rochely Silva de Lima
author_role author
author2 Saraiva, Rochely Silva de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francione Charapa
Saraiva, Rochely Silva de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pensadores
Ralph Winfred Tyler
topic Educação
Pensadores
Ralph Winfred Tyler
description O educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-02-18T13:46:03Z
2019-02-18T13:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704
identifier_str_mv ALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028873336520704