Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafaella Leandra Souza do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cruz Junior, Geraldo Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44025
Resumo: This work uses educational databases provided by INEP and applies regression techniques with the purpose of estimating the indicator of teachers with higher education in the scenario of basic education. This application of Educational Data Mining is based on the phases of the CRISP-DM methodology. After correlational analyzes of the variables, linear and robust regression models were applied in order to compare the performance and provide a model that minimizes the prediction error. The models were evaluated by absolute mean error in addition to graphs and statistical tests. The results indicate that the robust regression obtained better results in the estimation of the variable listed in this study.
id UFC-7_dac6259bfa6c59cc449879a1eb70f3d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44025
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressãoMétodos estatisticos-metodologia CRISP-DMMetodologia CRISP-DMThis work uses educational databases provided by INEP and applies regression techniques with the purpose of estimating the indicator of teachers with higher education in the scenario of basic education. This application of Educational Data Mining is based on the phases of the CRISP-DM methodology. After correlational analyzes of the variables, linear and robust regression models were applied in order to compare the performance and provide a model that minimizes the prediction error. The models were evaluated by absolute mean error in addition to graphs and statistical tests. The results indicate that the robust regression obtained better results in the estimation of the variable listed in this study.Este trabalho utiliza bases de dados educacionais fornecidas pelo INEP e aplica técnicas de regressão com o objetivo de estimar o indicador de ˜ docentes com curso superior no cenário da educação básica. Essa aplicação˜ de Mineração de Dados Educacionais segue como base as fases da metodologia ˜ CRISP-DM. Após analises correlacionais das variáveis, modelos de regressões ˜ linear e robusta foram aplicados com a finalidade de comparar o desempenho e fornecer um modelo que minimize o erro de previsão. Os modelos foram avaliados pelo erro médio absoluto além de gráficos e testes estatísticos. Os resultados indicam que a regressa-o robusta obteve melhores resultados na estimação da variável elencada nesse estudo.UFSCar2019-07-24T14:54:18Z2019-07-24T14:54:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Rafaella Leandra Souza do; CRUZ JUNIOR, Geraldo Gomes da. Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 379-388.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44025Nascimento, Rafaella Leandra Souza doCruz Junior, Geraldo Gomes daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T14:54:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44025Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:48.200261Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
title Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
spellingShingle Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
Nascimento, Rafaella Leandra Souza do
Métodos estatisticos-metodologia CRISP-DM
Metodologia CRISP-DM
title_short Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
title_full Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
title_fullStr Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
title_full_unstemmed Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
title_sort Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão
author Nascimento, Rafaella Leandra Souza do
author_facet Nascimento, Rafaella Leandra Souza do
Cruz Junior, Geraldo Gomes da
author_role author
author2 Cruz Junior, Geraldo Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rafaella Leandra Souza do
Cruz Junior, Geraldo Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos estatisticos-metodologia CRISP-DM
Metodologia CRISP-DM
topic Métodos estatisticos-metodologia CRISP-DM
Metodologia CRISP-DM
description This work uses educational databases provided by INEP and applies regression techniques with the purpose of estimating the indicator of teachers with higher education in the scenario of basic education. This application of Educational Data Mining is based on the phases of the CRISP-DM methodology. After correlational analyzes of the variables, linear and robust regression models were applied in order to compare the performance and provide a model that minimizes the prediction error. The models were evaluated by absolute mean error in addition to graphs and statistical tests. The results indicate that the robust regression obtained better results in the estimation of the variable listed in this study.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T14:54:18Z
2019-07-24T14:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Rafaella Leandra Souza do; CRUZ JUNIOR, Geraldo Gomes da. Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 379-388.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44025
identifier_str_mv NASCIMENTO, Rafaella Leandra Souza do; CRUZ JUNIOR, Geraldo Gomes da. Estudo sobre docentes do ensino básico através de indicadores educacionais e modelos de regressão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 379-388.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028942910586880