Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632 |
Resumo: | A existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático. |
id |
UFC-7_db232dbaf35469ccc2cdab82c311facd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/65632 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetualAcessibilidadeArquitetura e deficientesA existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático.Universidade Federal do Ceará2022-05-06T17:57:50Z2022-05-06T17:57:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632Cavalcante, Emanoel AlvesLeitão, Vanda Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65632Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:09.169842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
title |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
spellingShingle |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual Cavalcante, Emanoel Alves Acessibilidade Arquitetura e deficientes |
title_short |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
title_full |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
title_fullStr |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
title_full_unstemmed |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
title_sort |
Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual |
author |
Cavalcante, Emanoel Alves |
author_facet |
Cavalcante, Emanoel Alves Leitão, Vanda Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Leitão, Vanda Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Emanoel Alves Leitão, Vanda Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Arquitetura e deficientes |
topic |
Acessibilidade Arquitetura e deficientes |
description |
A existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-05-06T17:57:50Z 2022-05-06T17:57:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029016258478080 |