Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Emanoel Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leitão, Vanda Magalhães
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632
Resumo: A existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático.
id UFC-7_db232dbaf35469ccc2cdab82c311facd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65632
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetualAcessibilidadeArquitetura e deficientesA existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático.Universidade Federal do Ceará2022-05-06T17:57:50Z2022-05-06T17:57:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632Cavalcante, Emanoel AlvesLeitão, Vanda Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65632Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:09.169842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
title Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
spellingShingle Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
Cavalcante, Emanoel Alves
Acessibilidade
Arquitetura e deficientes
title_short Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
title_full Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
title_fullStr Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
title_full_unstemmed Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
title_sort Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual
author Cavalcante, Emanoel Alves
author_facet Cavalcante, Emanoel Alves
Leitão, Vanda Magalhães
author_role author
author2 Leitão, Vanda Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Emanoel Alves
Leitão, Vanda Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Arquitetura e deficientes
topic Acessibilidade
Arquitetura e deficientes
description A existência de uma política de inclusão das pessoas com deficiência faz parte da missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade. Visando fomentar a integração dos estudos arquitetônicos aos critérios inclusivos da acessibilidade. O produto a seguir foi desenvolvido a partir das vivências e deduções do estudante de uma forma holística do que seria tal integração. A formação se iniciou de modo tanto prático quanto teórico, por meio da leitura de artigos sobre acessibilidade e os recursos que por ela são usados para a inclusão. A participação de oficinas, como as de áudiodescrição, DOSVOX e NVDA (ambos recursos para a inclusão digital de deficientes visuais), foi fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o processo inclusivo dos graduandos na universidade e até mesmo em suas vidas pessoais. Foi possível pôr em prática o que se aprendeu na oficina de áudiodescrição, tanto interagindo com o público alvo diretamente (por meio dos eventos dos quais se pôde participar) quanto indiretamente (através da produção de materiais digitais a partir de obras que são usadas na formação). As experiências vividas e os trabalhos desenvolvidos nas atividades da bolsa, junto à Secretaria de Acessibilidade, aliado à formação acadêmica, contribuíram para uma melhor compreensão de como projetar realmente para todos. A empatia é muito importante para entender como se desvincular dos conceitos do homem padrão, isto é, sem deficiências ou condições limitadas, e desenvolver espaços arquitetônicos e urbanos acessíveis. Pode-se concluir que a experiência formadora não foi apenas além de profissional, mas influenciou na forma de agir e na criação de um ser empático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-05-06T17:57:50Z
2022-05-06T17:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632
identifier_str_mv CAVALCANTE, Emanoel Alves; LEITÃO, Vanda Magalhães. Arquitetura e acessibilidade: a empatia no processo projetual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029016258478080