Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Eucléa Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2083
Resumo: VALE, Euclea Gomes. Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação. 2008. 154 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2008.
id UFC-7_db330c0985c97322a2656662c9d1ec4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2083
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduaçãoConcept of nursing’s care : contribution about to the teaching of graduationFormação de ConceitoEducação em EnfermagemCuidados de EnfermagemVALE, Euclea Gomes. Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação. 2008. 154 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2008.Building a concept of Nursing care aiming Undergraduate Teaching becomes necessary, as Brazilian Nursing wants to implement and evaluate the changes suggested by Education Ministry in the National Curriculum Directives of Nursing Undergraduate Teaching. The main preoccupation of the author of this study has always been focused on the care process and how it is taught in Nursing Undergraduate courses, be it in hospital practice, in public health or in the university. In this perspective, one aimed to build a Nursing care concept, starting from the comprehension of nursing professors and assistants and Nursing undergraduate students, based on the Evolutionary Model of Concept Analysis. It is a qualitative study conducted in the Rainha do Sertão Catholic College (FCRS) in the city of Quixadá-CE. The focal group was the investigation instrument used for the objective’s consecution, being composed by a group mediator, a psychologist and two students as observers, besides four Nursing teachers, four Assistant nurses and six students of the eightth semester of FCRS’s Nursing Undergraduate course. The meetings happened from August through December 2007, a total of nine sessions. The study was based on the rules that guide research involving human beings, from the Resolution CNS nr. 196, from October 10th, 1996. Firstly one selected scientific publications among theses, dissertations and articles which described “Care in Nursing Teaching”, from 1997 through 2007, in the database of the Health Virtual Library and in CAPES’ theses database. Then, one initiated the process of building a Nursing care concept, which was finished through the focal group’s sessions. Three categories emerged from this process: The comprehension of the care concept – the interaction between discourse and practice; Nursing Care - Records and Consequences; The Meaning of Care – the concrete and subjective in human beings’ relationship. The Nursing care concept created was: “Nursing Care is an intentional phenomenon, essential to life, which occurs in the meeting of human beings who interact, through attitudes that involve consciousness, care, solidarity and love. It expresses a ‘know-how’ based on science, art, ethics and esthetics, directed to the needs of individuals, of families and of the community. The construction of the concept in not an end, but the beginning of a new way for promotion, implementation and innovation of the action in the relationship learn-teach-do the Nursing care.A construção do conceito de cuidado de Enfermagem com vistas ao ensino de graduação faz-se necessária no momento em que a Enfermagem brasileira busca implementar e avaliar as mudanças preconizadas pelo Ministério da Educação nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação em Enfermagem. A grande preocupação da autora deste estudo esteve sempre no processo de cuidar e na forma como este é ensinado nos cursos de graduação em Enfermagem, seja nos cenários da prática hospitalar, na saúde pública ou na academia. Nesta perspectiva, objetivou-se construir um conceito de cuidado de Enfermagem, a partir da compreensão de enfermeiros docentes e assistenciais e alunos de um curso de graduação em Enfermagem, com base no Modelo Evolucionário de Análise de Conceito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada na Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) na cidade de Quixadá-CE. O grupo focal foi o instrumento de investigação utilizado para a consecução do objetivo, e foi composto pela moderadora do grupo, uma psicóloga e dois alunos como observadores, além de quatro enfermeiras docentes, quatro enfermeiras assistenciais e seis alunos do 8º semestre do Curso de Graduação de Enfermagem da FCRS. No total de nove sessões, os encontros transcorreram nos meses de agosto a dezembro de 2007. O estudo pautou-se nas normas regulamentadoras das pesquisas envolvendo seres humanos da Resolução CNS nº 196, de 10 de outubro de 1996. Inicialmente realizou-se um levantamento de publicações científicas entre teses, dissertações e artigos de periódicos que versavam sobre “o cuidado no ensino de Enfermagem”, nos anos de 1997 a 2007, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e no Banco de Teses da CAPES. Posteriormente, encaminhou-se para o processo de construção do conceito de cuidado de Enfermagem, o qual se efetivou por meio das sessões do grupo focal. Três categorias emergiram deste processo: A compreensão do conceito de cuidado – a interação entre o discurso e a prática; O cuidado de Enfermagem – antecedentes e conseqüentes; O significado do cuidado – o concreto e o subjetivo na relação entre seres humanos. O conceito de cuidado de Enfermagem construído foi o seguinte: Cuidado de Enfermagem é um fenômeno intencional, essencial à vida, que ocorre no encontro de seres humanos que interagem, por meio de atitudes que envolvem consciência, zelo, solidariedade e amor. Expressa um “saber-fazer” embasado na ciência, na arte, na ética e na estética, direcionado às necessidades do indivíduo, da família e da comunidade. A construção do conceito não se constitui um fim, mas o início de uma nova caminhada para divulgação, implementação e inovação da ação na relação de aprender-ensinar-fazer o cuidado de Enfermagem.Pagliuca, Lorita Marlena FreitagVale, Eucléa Gomes2012-02-15T12:31:19Z2012-02-15T12:31:19Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVALE, E. G. (2008)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2083porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T12:31:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2083Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2012-02-15T12:31:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
Concept of nursing’s care : contribution about to the teaching of graduation
title Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
spellingShingle Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
Vale, Eucléa Gomes
Formação de Conceito
Educação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
title_short Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
title_full Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
title_fullStr Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
title_full_unstemmed Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
title_sort Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação
author Vale, Eucléa Gomes
author_facet Vale, Eucléa Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Eucléa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Conceito
Educação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
topic Formação de Conceito
Educação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
description VALE, Euclea Gomes. Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação. 2008. 154 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-02-15T12:31:19Z
2012-02-15T12:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALE, E. G. (2008)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2083
identifier_str_mv VALE, E. G. (2008)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806801038016512