Programa de incentivo à construção de hortas orgânicas e suspensas na rede municipal de ensino com alunos do nível fundamental como forma de intervenção socioambiental (Pró-Horta, CP.2016.PJ.0271)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56074 |
Resumo: | As hortas podem ser utilizadas como espaços de aprendizado, tornando o ambiente escolar mais agradável com a implantação de áreas verdes produtivas, além de possibilitar aos alunos um contato com os alimentos em seu ambiente de produção e consumo, bem como os fatores e recursos ambientais envolvidos na produção vegetal e reutilização de materiais. Nesse contexto, a implantação e condução comunitária de hortas nas escolas pode ser um valioso instrumento educacional, pois permite a reflexão da comunidade escolar sobre questões ambientais, saúde, qualidade nutricional, de vida e o contato com as relações ecológicas in loco. Dessa forma, as hortas possibilitam o resgate de hábitos regionais e locais e a redução dos custos referentes à merenda escolar. O projeto visa capacitar os alunos para a produção de hortas suspensas, promover a interação do ser humano com o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, incentivar a participação comunitária ativa e permanente quanto à proteção do equilíbrio ambiental e criar áreas verdes nas escolas, de modo que todos se sintam responsáveis pela sua manutenção. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental da E.E.F. Colônia Z-8 e E.E.F.M. Bárbara de Alencar, localizadas em bairros próximos ao Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR. O plano de ação consiste em apresentações orais, confecção e distribuição de cartilhas, construção das hortas, mobilização da comunidade escolar, promoção do manejo contínuo e oficinas sobre o tema. Os materiais para construção são garrafas PET, cordas, pregos, tesouras, martelos, água, terra, brita e sementes. Espera-se a ampliação da qualidade e diversidade da merenda escolar e a replicação das hortas nas residências dos alunos. De modo que as pessoas envolvidas reflitam sobre a sensibilização ambiental, o reaproveitamento de materiais e reeducação alimentar. |
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