Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Aline Mara Maia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mesquita, Francisca Maria Rodrigues, Carmo, Frederico Ribeiro do, Aguiar, Rílvia Saraiva de Santiago, Sant'Ana, Hosiberto Batista de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53954
Resumo: A densidade é uma propriedade volumétrica relevante para a engenharia de projeto e processos, além de ser utilizada em correlações de outras propriedades, tais como número de cetano e viscosidade. Dados experimentais de densidade foram coletados numa faixa de temperatura de 20 a 70 °C para os seguintes biodieseis metílicos e etílicos: soja, babaçu, milho e algodão. Três versões do modelo GCVOL foram utilizadas na predição das densidades. Para biodieseis metílicos, os modelos GCVOL-Original e GCVOL-OL-60 apresentaram valores de desvio relativo médio (ARD) inferiores a 0,83%. A terceira versão estudada (GCVOL-Bio), proposta baseada em dados de ésteres metílicos, apresentou ARD igual a 0,34%. No entanto, para os biodieseis etílicos os modelos GCVOL-Original e GCVOL-Bio apresentaram desvios maiores que o GCVOL-OL-60 (ARD=0,49%). Assim, os modelos que representam melhor os dados de densidade para biodiesel metílico e etílico são GCVOL-Bio e GCVOLOL- 60, respectivamente.
id UFC-7_db82a8fe5544ea64e1c5df62e4527ad3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53954
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x prediçãoDensidadeBiodieselModelos preditivosA densidade é uma propriedade volumétrica relevante para a engenharia de projeto e processos, além de ser utilizada em correlações de outras propriedades, tais como número de cetano e viscosidade. Dados experimentais de densidade foram coletados numa faixa de temperatura de 20 a 70 °C para os seguintes biodieseis metílicos e etílicos: soja, babaçu, milho e algodão. Três versões do modelo GCVOL foram utilizadas na predição das densidades. Para biodieseis metílicos, os modelos GCVOL-Original e GCVOL-OL-60 apresentaram valores de desvio relativo médio (ARD) inferiores a 0,83%. A terceira versão estudada (GCVOL-Bio), proposta baseada em dados de ésteres metílicos, apresentou ARD igual a 0,34%. No entanto, para os biodieseis etílicos os modelos GCVOL-Original e GCVOL-Bio apresentaram desvios maiores que o GCVOL-OL-60 (ARD=0,49%). Assim, os modelos que representam melhor os dados de densidade para biodiesel metílico e etílico são GCVOL-Bio e GCVOLOL- 60, respectivamente.2020-09-11T12:15:35Z2020-09-11T12:15:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBESSA, Aline Mara Maia; MESQUITA, Francisca Maria Rodrigues; CARMO, Frederico Ribeiro do; AGUIAR, Rilvia Saraiva de Santiago; SANT'ANA, H. B. de. Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUíMICA, XX, , 19 a 22 out. 2014, Florianópolis (SC) – Brasil. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2014.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53954Bessa, Aline Mara MaiaMesquita, Francisca Maria RodriguesCarmo, Frederico Ribeiro doAguiar, Rílvia Saraiva de SantiagoSant'Ana, Hosiberto Batista deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T17:20:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53954Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:31.230597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
title Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
spellingShingle Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
Bessa, Aline Mara Maia
Densidade
Biodiesel
Modelos preditivos
title_short Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
title_full Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
title_fullStr Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
title_full_unstemmed Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
title_sort Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição
author Bessa, Aline Mara Maia
author_facet Bessa, Aline Mara Maia
Mesquita, Francisca Maria Rodrigues
Carmo, Frederico Ribeiro do
Aguiar, Rílvia Saraiva de Santiago
Sant'Ana, Hosiberto Batista de
author_role author
author2 Mesquita, Francisca Maria Rodrigues
Carmo, Frederico Ribeiro do
Aguiar, Rílvia Saraiva de Santiago
Sant'Ana, Hosiberto Batista de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Aline Mara Maia
Mesquita, Francisca Maria Rodrigues
Carmo, Frederico Ribeiro do
Aguiar, Rílvia Saraiva de Santiago
Sant'Ana, Hosiberto Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Densidade
Biodiesel
Modelos preditivos
topic Densidade
Biodiesel
Modelos preditivos
description A densidade é uma propriedade volumétrica relevante para a engenharia de projeto e processos, além de ser utilizada em correlações de outras propriedades, tais como número de cetano e viscosidade. Dados experimentais de densidade foram coletados numa faixa de temperatura de 20 a 70 °C para os seguintes biodieseis metílicos e etílicos: soja, babaçu, milho e algodão. Três versões do modelo GCVOL foram utilizadas na predição das densidades. Para biodieseis metílicos, os modelos GCVOL-Original e GCVOL-OL-60 apresentaram valores de desvio relativo médio (ARD) inferiores a 0,83%. A terceira versão estudada (GCVOL-Bio), proposta baseada em dados de ésteres metílicos, apresentou ARD igual a 0,34%. No entanto, para os biodieseis etílicos os modelos GCVOL-Original e GCVOL-Bio apresentaram desvios maiores que o GCVOL-OL-60 (ARD=0,49%). Assim, os modelos que representam melhor os dados de densidade para biodiesel metílico e etílico são GCVOL-Bio e GCVOLOL- 60, respectivamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-11T12:15:35Z
2020-09-11T12:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BESSA, Aline Mara Maia; MESQUITA, Francisca Maria Rodrigues; CARMO, Frederico Ribeiro do; AGUIAR, Rilvia Saraiva de Santiago; SANT'ANA, H. B. de. Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUíMICA, XX, , 19 a 22 out. 2014, Florianópolis (SC) – Brasil. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2014.
21785600
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53954
identifier_str_mv BESSA, Aline Mara Maia; MESQUITA, Francisca Maria Rodrigues; CARMO, Frederico Ribeiro do; AGUIAR, Rilvia Saraiva de Santiago; SANT'ANA, H. B. de. Densidade de biodiesel em função da temperatura: experimental x predição. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUíMICA, XX, , 19 a 22 out. 2014, Florianópolis (SC) – Brasil. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2014.
21785600
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028784186589184