Estudo sobre objetivos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510 |
Resumo: | Em todas as áreas científicas ou não científicas, o planejamento está presente, seja no aspecto formal ou informal. A tomada de decisão é a alavanca para a organização dos dados e seleção de atitudes. Qualquer situação-problema, quando refletida e analisada, passa para a elaboração de ações resolutas. A diferença primordial entre o planejamento formal e informal é que, obrigatoriamente, o formal deverá prever em seu processo a avaliação; o informal, não obrigatoriamente, passará por essa análise. Assim, é relevante destacar a importância da avaliação no processo de transformação da realidade, seja estrutural ou comportamental. Contudo, a avaliação só cumprirá sua função mediante a clareza na definição dos objetivos. (...) Os capítulos seguintes tratarão do estudo dos objetivos na elaboração e execução de um planejamento, a relação da avaliação educacional com os objetivos educacionais, sua classificação e, finalizando, um estudo sobre Taxionomia de Bloom, um dos mais utilizados modelos de construção de objetivos. (...) |
id |
UFC-7_dba8f4ce0e943ef7bf9d8d1160f1d0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48510 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre objetivos educacionaisEducaçãoEducação - Finalidades e objetivosPlanejamento educacionalEm todas as áreas científicas ou não científicas, o planejamento está presente, seja no aspecto formal ou informal. A tomada de decisão é a alavanca para a organização dos dados e seleção de atitudes. Qualquer situação-problema, quando refletida e analisada, passa para a elaboração de ações resolutas. A diferença primordial entre o planejamento formal e informal é que, obrigatoriamente, o formal deverá prever em seu processo a avaliação; o informal, não obrigatoriamente, passará por essa análise. Assim, é relevante destacar a importância da avaliação no processo de transformação da realidade, seja estrutural ou comportamental. Contudo, a avaliação só cumprirá sua função mediante a clareza na definição dos objetivos. (...) Os capítulos seguintes tratarão do estudo dos objetivos na elaboração e execução de um planejamento, a relação da avaliação educacional com os objetivos educacionais, sua classificação e, finalizando, um estudo sobre Taxionomia de Bloom, um dos mais utilizados modelos de construção de objetivos. (...)Imprensa Universitária - UFC2019-12-13T10:46:41Z2019-12-13T10:46:41Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBENFATTI, Xênia Diógenes. Estudo sobre objetivos educacionais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 55-79.0103-8346http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510Benfatti, Xênia Diógenesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T10:46:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:46.667331Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre objetivos educacionais |
title |
Estudo sobre objetivos educacionais |
spellingShingle |
Estudo sobre objetivos educacionais Benfatti, Xênia Diógenes Educação Educação - Finalidades e objetivos Planejamento educacional |
title_short |
Estudo sobre objetivos educacionais |
title_full |
Estudo sobre objetivos educacionais |
title_fullStr |
Estudo sobre objetivos educacionais |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre objetivos educacionais |
title_sort |
Estudo sobre objetivos educacionais |
author |
Benfatti, Xênia Diógenes |
author_facet |
Benfatti, Xênia Diógenes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benfatti, Xênia Diógenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Finalidades e objetivos Planejamento educacional |
topic |
Educação Educação - Finalidades e objetivos Planejamento educacional |
description |
Em todas as áreas científicas ou não científicas, o planejamento está presente, seja no aspecto formal ou informal. A tomada de decisão é a alavanca para a organização dos dados e seleção de atitudes. Qualquer situação-problema, quando refletida e analisada, passa para a elaboração de ações resolutas. A diferença primordial entre o planejamento formal e informal é que, obrigatoriamente, o formal deverá prever em seu processo a avaliação; o informal, não obrigatoriamente, passará por essa análise. Assim, é relevante destacar a importância da avaliação no processo de transformação da realidade, seja estrutural ou comportamental. Contudo, a avaliação só cumprirá sua função mediante a clareza na definição dos objetivos. (...) Os capítulos seguintes tratarão do estudo dos objetivos na elaboração e execução de um planejamento, a relação da avaliação educacional com os objetivos educacionais, sua classificação e, finalizando, um estudo sobre Taxionomia de Bloom, um dos mais utilizados modelos de construção de objetivos. (...) |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 2019-12-13T10:46:41Z 2019-12-13T10:46:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENFATTI, Xênia Diógenes. Estudo sobre objetivos educacionais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 55-79. 0103-8346 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510 |
identifier_str_mv |
BENFATTI, Xênia Diógenes. Estudo sobre objetivos educacionais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 55-79. 0103-8346 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028929807581184 |