A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucineire Lopes de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50642
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, norteada pela Teoria das Representações Sociais, cujo objetivo é apreender a representação social da identidade das mulheres sujeitas à violência masculina. O universo da pesquisa foi composto por 98 mulheres expostas a violência masculina em Mossoró-RN, sendo utilizado como instrumento, a entrevista semi-estruturada, para obtenção dos discursos. Nas entrevistas realizadas, foram identificados cinco discursos predominantes: Discurso A - A força do instinto maternal, como suporte de enfrentamento, utilizado pela mulher sujeita à violência masculina; Discurso B - O dinheiro, sendo utilizado como veículo de dominação feminina, em um relacionamento violento; Discurso C - A religiosidade, como estratégia utilizada pela mulher, para enfrentar a violência; Discurso D - O medo do abandono, da separação, e dos "outros1, como suporte de enfrentamento da violência masculina; Discurso E - A crença no impossível, para tornar possível a convivência com a agressão masculina; estes, foram selecionados para análise, efetuada segundo a técnica da análise estrutural do discurso, o que possibilitou conhecer os fatores tidos como determinantes no processo de construção da identidade da mulher sujeita à violência masculina. Dentre estes fatores, o predomínio ficou por conta da cultura androcêntríca, que considera o homem superior à mulher, naturalizando os riscos e agravos a que as mulheres estão expostas, em virtude de sua condição de subordinação, inferioridade e desvalorização.
id UFC-7_dbe1f491d97c77657c0a96c700e03a12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/50642
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidadeViolência contra a MulherPesquisa em EnfermagemTrata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, norteada pela Teoria das Representações Sociais, cujo objetivo é apreender a representação social da identidade das mulheres sujeitas à violência masculina. O universo da pesquisa foi composto por 98 mulheres expostas a violência masculina em Mossoró-RN, sendo utilizado como instrumento, a entrevista semi-estruturada, para obtenção dos discursos. Nas entrevistas realizadas, foram identificados cinco discursos predominantes: Discurso A - A força do instinto maternal, como suporte de enfrentamento, utilizado pela mulher sujeita à violência masculina; Discurso B - O dinheiro, sendo utilizado como veículo de dominação feminina, em um relacionamento violento; Discurso C - A religiosidade, como estratégia utilizada pela mulher, para enfrentar a violência; Discurso D - O medo do abandono, da separação, e dos "outros1, como suporte de enfrentamento da violência masculina; Discurso E - A crença no impossível, para tornar possível a convivência com a agressão masculina; estes, foram selecionados para análise, efetuada segundo a técnica da análise estrutural do discurso, o que possibilitou conhecer os fatores tidos como determinantes no processo de construção da identidade da mulher sujeita à violência masculina. Dentre estes fatores, o predomínio ficou por conta da cultura androcêntríca, que considera o homem superior à mulher, naturalizando os riscos e agravos a que as mulheres estão expostas, em virtude de sua condição de subordinação, inferioridade e desvalorização.Rodrigues, Maria Socorro PereiraOliveira, Lucineire Lopes de2020-03-09T13:50:20Z2020-03-09T13:50:20Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, L. L. A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade. 2001. 189 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50642porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T13:50:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/50642Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:20.931056Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
title A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
spellingShingle A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
Oliveira, Lucineire Lopes de
Violência contra a Mulher
Pesquisa em Enfermagem
title_short A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
title_full A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
title_fullStr A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
title_full_unstemmed A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
title_sort A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade
author Oliveira, Lucineire Lopes de
author_facet Oliveira, Lucineire Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Socorro Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucineire Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência contra a Mulher
Pesquisa em Enfermagem
topic Violência contra a Mulher
Pesquisa em Enfermagem
description Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, norteada pela Teoria das Representações Sociais, cujo objetivo é apreender a representação social da identidade das mulheres sujeitas à violência masculina. O universo da pesquisa foi composto por 98 mulheres expostas a violência masculina em Mossoró-RN, sendo utilizado como instrumento, a entrevista semi-estruturada, para obtenção dos discursos. Nas entrevistas realizadas, foram identificados cinco discursos predominantes: Discurso A - A força do instinto maternal, como suporte de enfrentamento, utilizado pela mulher sujeita à violência masculina; Discurso B - O dinheiro, sendo utilizado como veículo de dominação feminina, em um relacionamento violento; Discurso C - A religiosidade, como estratégia utilizada pela mulher, para enfrentar a violência; Discurso D - O medo do abandono, da separação, e dos "outros1, como suporte de enfrentamento da violência masculina; Discurso E - A crença no impossível, para tornar possível a convivência com a agressão masculina; estes, foram selecionados para análise, efetuada segundo a técnica da análise estrutural do discurso, o que possibilitou conhecer os fatores tidos como determinantes no processo de construção da identidade da mulher sujeita à violência masculina. Dentre estes fatores, o predomínio ficou por conta da cultura androcêntríca, que considera o homem superior à mulher, naturalizando os riscos e agravos a que as mulheres estão expostas, em virtude de sua condição de subordinação, inferioridade e desvalorização.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2020-03-09T13:50:20Z
2020-03-09T13:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, L. L. A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade. 2001. 189 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50642
identifier_str_mv OLIVEIRA, L. L. A mulher sujeita à violência masculina: representação social de sua identidade. 2001. 189 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028739601137664