Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26509
Resumo: The postulate of the strategy mediation between personality factors and entrepreneurial success was organized through the supposition of the moderation of determinated national-cultural aspects. It was intended to find the potential influence of cultural conditions on the efficacy of entrepreneurial strategies. Determinated entrepreneurial strategies were related to value dimensions based on Hofstede (1994) and socio-economic demensions based upon Frese (1998). Intercultural differences for the efficacy and mediation role of these entrepreneurial strategies were postulated related to psychological theorems based on the strong differences between the researched national cultures what concerns the value and socio-economic dimensions „Power Distance“ and “environmental hostility”. The empirical results proved that the strategies that correspond to different dimensions are according to the prognostics, differently efficacious. Since the known differences in the value dimensions it was possible to forsee, which entrepreneurial strategie has more efficacy in which culture.
id UFC-7_dc674e48035140074c6c12674e006297
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26509
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariaisA comparative study of small entrepreneurs: the relationship between national culture and the efficacy of entrepreneurial strategiesPequena e Média EmpresaEstratégias empresariaisDiferenças culturaisSmall businessStrategiesCulture’s consequencesThe postulate of the strategy mediation between personality factors and entrepreneurial success was organized through the supposition of the moderation of determinated national-cultural aspects. It was intended to find the potential influence of cultural conditions on the efficacy of entrepreneurial strategies. Determinated entrepreneurial strategies were related to value dimensions based on Hofstede (1994) and socio-economic demensions based upon Frese (1998). Intercultural differences for the efficacy and mediation role of these entrepreneurial strategies were postulated related to psychological theorems based on the strong differences between the researched national cultures what concerns the value and socio-economic dimensions „Power Distance“ and “environmental hostility”. The empirical results proved that the strategies that correspond to different dimensions are according to the prognostics, differently efficacious. Since the known differences in the value dimensions it was possible to forsee, which entrepreneurial strategie has more efficacy in which culture.A suposição de que determinadas condições culturais e sócio-econômicas funcionam como moderadores da eficácia de estratégias empresariais foi testada a partir de duas amostras de pequenos empresários alemães e brasileiros. Procurou-se descobrir a influência potencial de condições culturais e sócio-econômicas sobre a eficácia das estratégias empresariais utilizando-se uma das quatro dimensões de valores propostas por Hofstede (1984) e uma dimensão sócio-econômica proposta por Frese (1998). Postularam-se diferenças interculturais concernentes à eficácia e ao papel de mediador das estratégias empresariais com relação a teoremas psicológicos baseando-se nas grandes diferenças entre as culturas nacionais pesquisadas no que diz respeito às dimensões de valor “Distância de Poder” e a dimensão sócio-economica denominada “Hostilidade do ambiente”. Os achados empíricos atestam que em ambas as culturas determinados fatores de personalidade mediados por determinadas estratégias influenciam o sucesso empresarial subjetivo e objetivo. Ficou evidente que a diferença na eficácia das estratégias correspondentes às diferentes dimensões culturais e sócio econômicas são prognosticáveis.Revista de Humanidades (UNIFOR)2017-10-09T19:24:04Z2017-10-09T19:24:04Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro. Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais. Revista de Humanidades (UNIFOR), Fortaleza , v. 17, n. 1, p.39-51, jan./jul. 2002.2318-0714http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26509Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T19:49:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:36.851584Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
A comparative study of small entrepreneurs: the relationship between national culture and the efficacy of entrepreneurial strategies
title Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
spellingShingle Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Pequena e Média Empresa
Estratégias empresariais
Diferenças culturais
Small business
Strategies
Culture’s consequences
title_short Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
title_full Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
title_fullStr Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
title_full_unstemmed Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
title_sort Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais
author Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
author_facet Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pequena e Média Empresa
Estratégias empresariais
Diferenças culturais
Small business
Strategies
Culture’s consequences
topic Pequena e Média Empresa
Estratégias empresariais
Diferenças culturais
Small business
Strategies
Culture’s consequences
description The postulate of the strategy mediation between personality factors and entrepreneurial success was organized through the supposition of the moderation of determinated national-cultural aspects. It was intended to find the potential influence of cultural conditions on the efficacy of entrepreneurial strategies. Determinated entrepreneurial strategies were related to value dimensions based on Hofstede (1994) and socio-economic demensions based upon Frese (1998). Intercultural differences for the efficacy and mediation role of these entrepreneurial strategies were postulated related to psychological theorems based on the strong differences between the researched national cultures what concerns the value and socio-economic dimensions „Power Distance“ and “environmental hostility”. The empirical results proved that the strategies that correspond to different dimensions are according to the prognostics, differently efficacious. Since the known differences in the value dimensions it was possible to forsee, which entrepreneurial strategie has more efficacy in which culture.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2017-10-09T19:24:04Z
2017-10-09T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro. Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais. Revista de Humanidades (UNIFOR), Fortaleza , v. 17, n. 1, p.39-51, jan./jul. 2002.
2318-0714
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26509
identifier_str_mv TUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro. Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais. Revista de Humanidades (UNIFOR), Fortaleza , v. 17, n. 1, p.39-51, jan./jul. 2002.
2318-0714
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Humanidades (UNIFOR)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Humanidades (UNIFOR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028882021875712