Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Alencar, Maristela Lage
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863
Resumo: O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...]
id UFC-7_dcee75e9b4e970a1c6d7e66622a683fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38863
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensinoTranstorno Déficit de Atenção HiperatividadeTDAHComportamentoO Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...]2019-01-18T12:17:34Z2019-01-18T12:17:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863Alencar, Maria de Jesus Queiroz deAlencar, Maristela Lageporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38863Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:18.562979Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
title Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
spellingShingle Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade
TDAH
Comportamento
title_short Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
title_full Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
title_fullStr Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
title_full_unstemmed Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
title_sort Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
author Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
author_facet Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Alencar, Maristela Lage
author_role author
author2 Alencar, Maristela Lage
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Alencar, Maristela Lage
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade
TDAH
Comportamento
topic Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade
TDAH
Comportamento
description O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-18T12:17:34Z
2019-01-18T12:17:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863
identifier_str_mv ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028817578491904