Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863 |
Resumo: | O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...] |
id |
UFC-7_dcee75e9b4e970a1c6d7e66622a683fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38863 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensinoTranstorno Déficit de Atenção HiperatividadeTDAHComportamentoO Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...]2019-01-18T12:17:34Z2019-01-18T12:17:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863Alencar, Maria de Jesus Queiroz deAlencar, Maristela Lageporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38863Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:18.562979Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
title |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
spellingShingle |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino Alencar, Maria de Jesus Queiroz de Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade TDAH Comportamento |
title_short |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
title_full |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
title_fullStr |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
title_full_unstemmed |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
title_sort |
Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
author |
Alencar, Maria de Jesus Queiroz de |
author_facet |
Alencar, Maria de Jesus Queiroz de Alencar, Maristela Lage |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Maristela Lage |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Maria de Jesus Queiroz de Alencar, Maristela Lage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade TDAH Comportamento |
topic |
Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade TDAH Comportamento |
description |
O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-18T12:17:34Z 2019-01-18T12:17:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028817578491904 |