Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frota, Vinicius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332
Resumo: O registro dos Mestres da Cultura, que teve início no Ceará em 2004, tem apresentado novos desafios ao campo das políticas patrimoniais. Os mestres são representantes de saberes e fazeres tradicionais, e atuam na difusão de memórias e de identidades relativas à diversidade cultural. O presente artigo propõe-se a contribuir com a compreensão de lutas simbólicas travadas no processo de construção de um imaginário social sobre a identidade cultural cearense, por meio da política patrimonial ligada aos Mestres da Cultura. Através de análise qualitativa, pretende-se articular a percepção sobre a realidade empírica com o aporte de autores e de literatura referentes ao campo do patrimônio cearense. Os processos de patrimonialização são espaços de disputas que envolvem a elaboração de discursos e a proteção de bens culturais reconhecidos como expressivos da diversidade cultural de uma comunidade. Esses bens assumem um papel fundamental na compreensão de visões de mundo e de práticas coletivas, interligando memórias e fortalecendo sentimentos de pertença. Os mestres são escolhidos como ícones da tradição popular num panorama de conflitos e negociações, lembrados ou esquecidos por meio da mobilização de recursos simbólicos. Através de práticas de seleção e classificação, a política de Mestres da Cultura constrói representações acerca da totalidade das manifestações tradicionais, uma leitura oficial acerca do domínio da cultura popular tradicional cearense que se pretende preservar.
id UFC-7_decb3ff67bfd9622e63c8cee5c6f42c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53332
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearenseCulturaDiversidade culturalPatrimônio CulturalO registro dos Mestres da Cultura, que teve início no Ceará em 2004, tem apresentado novos desafios ao campo das políticas patrimoniais. Os mestres são representantes de saberes e fazeres tradicionais, e atuam na difusão de memórias e de identidades relativas à diversidade cultural. O presente artigo propõe-se a contribuir com a compreensão de lutas simbólicas travadas no processo de construção de um imaginário social sobre a identidade cultural cearense, por meio da política patrimonial ligada aos Mestres da Cultura. Através de análise qualitativa, pretende-se articular a percepção sobre a realidade empírica com o aporte de autores e de literatura referentes ao campo do patrimônio cearense. Os processos de patrimonialização são espaços de disputas que envolvem a elaboração de discursos e a proteção de bens culturais reconhecidos como expressivos da diversidade cultural de uma comunidade. Esses bens assumem um papel fundamental na compreensão de visões de mundo e de práticas coletivas, interligando memórias e fortalecendo sentimentos de pertença. Os mestres são escolhidos como ícones da tradição popular num panorama de conflitos e negociações, lembrados ou esquecidos por meio da mobilização de recursos simbólicos. Através de práticas de seleção e classificação, a política de Mestres da Cultura constrói representações acerca da totalidade das manifestações tradicionais, uma leitura oficial acerca do domínio da cultura popular tradicional cearense que se pretende preservar.SBS2020-08-06T12:53:43Z2020-08-06T12:53:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFROTA. Vinicius. Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332Frota, Viniciusporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T12:53:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53332Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:45.189609Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
title Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
spellingShingle Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
Frota, Vinicius
Cultura
Diversidade cultural
Patrimônio Cultural
title_short Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
title_full Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
title_fullStr Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
title_full_unstemmed Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
title_sort Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense
author Frota, Vinicius
author_facet Frota, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frota, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Diversidade cultural
Patrimônio Cultural
topic Cultura
Diversidade cultural
Patrimônio Cultural
description O registro dos Mestres da Cultura, que teve início no Ceará em 2004, tem apresentado novos desafios ao campo das políticas patrimoniais. Os mestres são representantes de saberes e fazeres tradicionais, e atuam na difusão de memórias e de identidades relativas à diversidade cultural. O presente artigo propõe-se a contribuir com a compreensão de lutas simbólicas travadas no processo de construção de um imaginário social sobre a identidade cultural cearense, por meio da política patrimonial ligada aos Mestres da Cultura. Através de análise qualitativa, pretende-se articular a percepção sobre a realidade empírica com o aporte de autores e de literatura referentes ao campo do patrimônio cearense. Os processos de patrimonialização são espaços de disputas que envolvem a elaboração de discursos e a proteção de bens culturais reconhecidos como expressivos da diversidade cultural de uma comunidade. Esses bens assumem um papel fundamental na compreensão de visões de mundo e de práticas coletivas, interligando memórias e fortalecendo sentimentos de pertença. Os mestres são escolhidos como ícones da tradição popular num panorama de conflitos e negociações, lembrados ou esquecidos por meio da mobilização de recursos simbólicos. Através de práticas de seleção e classificação, a política de Mestres da Cultura constrói representações acerca da totalidade das manifestações tradicionais, uma leitura oficial acerca do domínio da cultura popular tradicional cearense que se pretende preservar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-08-06T12:53:43Z
2020-08-06T12:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FROTA. Vinicius. Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332
identifier_str_mv FROTA. Vinicius. Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBS
publisher.none.fl_str_mv SBS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028834602123264