A subjetividade privatizada e o desenvolvimento do ensino técnico: um elo a partir da revolução industrial até a pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Roberto Leite
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52665
Resumo: A relação entre a constituição da subjetividade privatizada e a gênese/desenvolvimento do ensino técnico é o mote desse texto. As categorias conceituais apresentadas possuem suas origens vinculadas à transformação da estrutura produtiva na sociedade, sendo, pois, motivo de questionamento para compreender em que medida essa influência é determinante para o advento do ensino técnico. A Revolução Industrial foi marcante na mudança do processo produtivo, que anteriormente se concentrava em oficinas de mestres de ofício. A adoção de novas tecnologias altera o processo de produção fazendo com que ocupações sejam extintas e novas surjam em um quadro de desenvolvimento capitalista. Com o advento do Pós-modernismo, o individualismo se acentua, implicando alterações comportamentais. A subjetividade privatizada influi na constituição de novas profissões e consequentemente no advento de novos cursos técnicos? A inserção de novos modelos/tecnologias e a subjetividade privatizada influemno processo de produção. A metodologia baseada na pesquisa bibliográfica
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