A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52620 |
Resumo: | Este artigo analisa as contradições que envolvem o Governo Neoliberal e os direitos dos professores, no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, entre 2007 e 2010. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo que utiliza aportes documentais e bibliográficos para análise. A pesquisa demonstra um aumento significativo das ações coercitivas do Estado, representado pelas instituições que lhe sustentam: Polícia Estatal, Poder Legislativo, Meios de Comunicação, Poder Judiciário com a função de coibir, desmantelar e enfraquecer o sindicato dos professores e forças populares em suas reivindicações, através da proibição do direito à greve dos professores; intervenção no Plano de Carreira dos Professores; negativa de cumprir com o pagamento do Piso Nacional dos Educadores, determinado pela Constituição Federal, o que culminou com a prisão de grevistas em suas manifestações. As ações que envolvem o Estado geram contradições, pois de um lado enfraquecem a organização dos professores e de outro provocam o fortalecimento do capital em detrimento do poder estatal. Isso referenda que o neoliberalismo reduz o tamanho do Estado e atenua as instituições sociais, limitando a cidadania. |
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