Romances desencontrados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46260 |
Resumo: | Combinar matéria local ao molde europeu do romance foi um desafio para os grandes escritores brasileiros que inauguraram o período romântico, e há ainda hoje um traço permanente desse aspecto em nossa cultura. A Senhora, Aurélia, de Alencar, tem em seus arrufos grandiloqüentes algo de disparatado, de descabido e de contraditório. Comprando o casamento por meio de negociação escusa, a menina pobretona enriquecida por herança, que então se vinga do amado que a abandonara por um dote mais atraente, acaba por encenar uma afetação de princípios liberais e humanistas em contraste cômico com o movimento circunstancial do romance. Assim, discurso dramático e ressentido aparece cercado de personagens menores, cuja configuração lembra Memórias de um sargento de milícias. A contradição dos “princípios” frente a uma sociedade escravista faz o fundo desse sentimento de desencontro, que levava Alencar a se desculpar da pequenez de seus romances, argumentando estar condicionado ao “tamanho fluminense”.[...] |
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Romances desencontradosAssis, Machado de, 1839-1908Alencar, José de, 1829-1877Literatura brasileiraLiteratura comparadaCombinar matéria local ao molde europeu do romance foi um desafio para os grandes escritores brasileiros que inauguraram o período romântico, e há ainda hoje um traço permanente desse aspecto em nossa cultura. A Senhora, Aurélia, de Alencar, tem em seus arrufos grandiloqüentes algo de disparatado, de descabido e de contraditório. Comprando o casamento por meio de negociação escusa, a menina pobretona enriquecida por herança, que então se vinga do amado que a abandonara por um dote mais atraente, acaba por encenar uma afetação de princípios liberais e humanistas em contraste cômico com o movimento circunstancial do romance. Assim, discurso dramático e ressentido aparece cercado de personagens menores, cuja configuração lembra Memórias de um sargento de milícias. A contradição dos “princípios” frente a uma sociedade escravista faz o fundo desse sentimento de desencontro, que levava Alencar a se desculpar da pequenez de seus romances, argumentando estar condicionado ao “tamanho fluminense”.[...]Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-09-27T18:39:12Z2019-09-27T18:39:12Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFALLEIROS, Marcos Falchero. Romances desencontrados. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 108-109, 1999.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46260Falleiros, Marcos Falcheroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:55:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46260Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:38.683125Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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