O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: da pesquisa para a sala de aula, uma aproximação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23564 |
Resumo: | PRESTES, Graziela Jacques. O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: da pesquisa para a sala de aula, uma aproximação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 62-86, jan./jul. 2012. |
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O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: da pesquisa para a sala de aula, uma aproximaçãoPretérito Imperfeito do SubjuntivoTemporalidadeModalidadeSubjunctive Imperfect PreteritPRESTES, Graziela Jacques. O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: da pesquisa para a sala de aula, uma aproximação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 62-86, jan./jul. 2012.The aim of this paper is to present a rereading of the discussion on temporality and modality of the Past Imperfect Subjunctive (PIS) form. The temporality analysis is based on the Relative Time Theory, and on the modality theory, in a three-way distinction between factuality, counterfactuality, and eventuality (Neves and Souza, 1999). In an empirical written language corpus study, Prestes (2003) has found a pattern in the use of PIS, as follow: Factual PIS tend to occur along with events which express past tense (A novidade fez com que ganhasse corpo a ideia de…), counterfactual ones are used with present events (Não estivéssemos numa crise de liquidez...), and eventual or hypothetical ones appear with future events (Talvez os índios achassem até graça...). Drawn on these results, we present and discuss activities and tasks developed and used in Portuguese as a foreign language classes.O presente trabalho objetiva apresentar uma releitura da discussão sobre a temporalidade e a modalidade do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (PIS). A análise da temporalidade é baseada na Teoria do Tempo Relativo, e a da modalidade, na distinção tríade entre factualidade, contrafactualidade e eventualidade (NEVES;SOUZA, 1999). Em estudo empírico de um corpus de língua escrita, Prestes (2003) encontrou um padrão no emprego do PIS, qual seja: PIS factuais tendem a ocorrer com eventos que expressam tempo passado (A novidade fez com que ganhasse corpo a ideia de...), contrafactuais, com eventos presentes (Não estivéssemos numa crise de liquidez...) e eventuais ou hipotéticos, com eventos futuros (Talvez os índios achassem até graça...). Valendo-se desses resultados, apresentamos e discutimos atividades e tarefas elaboradas e aplicadas em sala de aula de português como língua estrangeira.Revista Entrepalavras2017-06-26T10:36:22Z2017-06-26T10:36:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPrestes, G. J. (2012)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23564Prestes, Graziela Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:05:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:08.921260Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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