Compreendendo a denegação do interesse: coexistência antagônica e lógica inversa do mercado da arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70854 |
Resumo: | Nesta pesquisa apresenta-se a forma de interpretação estabelecida no plano teórico, tal como definida pela sociologia crítica e relacional de Pierre Bourdieu (1930-2002), para entendermos a lógica inversa da economia e a coexistência antagônica dos princípios que norteiam o mercado da arte. Trabalhar com a noção de bens simbólicos requer que o debate se inscreva em um projeto paradoxal, onde a censura às regras próprias desse mercado justifica a maneira pela qual ele se comporta. O objetivo quer distinguir e explicar o ponto de vista dominante que permite a nomeação da arte e de seu produtor, bem como os mecanismos que contribuem para a negação das regras econômicas, fortalecendo com isso os lucros simbólicos próprios do interesse desinteressado. O encaminhamento metodológico da pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa dos dados coletados a partir da investigação bibliográfica. Esta discussão apresenta em seu resultado as práticas e representações que propiciam condições para a dissociação entre a arte como tal e a arte dotada de significação simbólica. Conclui-se que as estratégias de distinção e suas ambiguidades se inscrevem em estruturas objetivas caras ao estudo da economia dos bens simbólicos. |
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Nesta pesquisa apresenta-se a forma de interpretação estabelecida no plano teórico, tal como definida pela sociologia crítica e relacional de Pierre Bourdieu (1930-2002), para entendermos a lógica inversa da economia e a coexistência antagônica dos princípios que norteiam o mercado da arte. Trabalhar com a noção de bens simbólicos requer que o debate se inscreva em um projeto paradoxal, onde a censura às regras próprias desse mercado justifica a maneira pela qual ele se comporta. O objetivo quer distinguir e explicar o ponto de vista dominante que permite a nomeação da arte e de seu produtor, bem como os mecanismos que contribuem para a negação das regras econômicas, fortalecendo com isso os lucros simbólicos próprios do interesse desinteressado. O encaminhamento metodológico da pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa dos dados coletados a partir da investigação bibliográfica. Esta discussão apresenta em seu resultado as práticas e representações que propiciam condições para a dissociação entre a arte como tal e a arte dotada de significação simbólica. Conclui-se que as estratégias de distinção e suas ambiguidades se inscrevem em estruturas objetivas caras ao estudo da economia dos bens simbólicos. |
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