Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653 |
Resumo: | Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica. |
id |
UFC-7_e1fc3736ebc4db0add612e1e8e47b2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47653 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologiaEnsino de sociologiaComunidade científicaComunidade profissionalSem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.Universidade Federal do Ceará2019-11-11T17:01:33Z2019-11-11T17:01:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653Medeiros, Isaac Nazareno Paiva deBeserra, Bernadete de Lourdes Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:24:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:56.977127Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
title |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
spellingShingle |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de Ensino de sociologia Comunidade científica Comunidade profissional |
title_short |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
title_full |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
title_fullStr |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
title_full_unstemmed |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
title_sort |
Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
author |
Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de |
author_facet |
Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Comunidade científica Comunidade profissional |
topic |
Ensino de sociologia Comunidade científica Comunidade profissional |
description |
Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-11T17:01:33Z 2019-11-11T17:01:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028808060567552 |