Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
Resumo: Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.
id UFC-7_e1fc3736ebc4db0add612e1e8e47b2c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47653
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologiaEnsino de sociologiaComunidade científicaComunidade profissionalSem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.Universidade Federal do Ceará2019-11-11T17:01:33Z2019-11-11T17:01:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653Medeiros, Isaac Nazareno Paiva deBeserra, Bernadete de Lourdes Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:24:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:56.977127Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
title Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
spellingShingle Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Ensino de sociologia
Comunidade científica
Comunidade profissional
title_short Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
title_full Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
title_fullStr Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
title_full_unstemmed Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
title_sort Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
author Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
author_facet Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
author_role author
author2 Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Comunidade científica
Comunidade profissional
topic Ensino de sociologia
Comunidade científica
Comunidade profissional
description Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-11T17:01:33Z
2019-11-11T17:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
identifier_str_mv MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028808060567552