Escolas camponesas: esperança para o sertão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60612 |
Resumo: | As escolas camponesas, contrapondo-se ao modelo de escola rural, se configuram como mecanismo de resistência. Desenvolvidas em conjunto com os movimentos sociais do campo possui uma proposta pedagógica que parte do reconhecimento e valorização do trabalho realizado nas comunidades tradicionais e compõe um importante componente de luta pela reforma agrária. Neste trabalho tratamos de identificar as dificuldades e as potencialidades das escolas camponesas e do ensino de Geografia na formação crítica e ativa dos educandos. No projeto de extensão focamos a escola de ensino médio Florestan Fernandes do Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa - CE por possuir um projeto pedagógico construído em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta pesquisa se realiza a partir de leituras de estudos de casos e textos teóricos, complementado por visitas e roda de conversas realizadas em escolas campesinas de diferentes tipos de comunidades tradicionais da microrregião do Sertão de Crateús. Ao decorrer das atividades deste trabalho tivemos a oportunidade de identificar as diferenças estruturais entre as escolas e perceber que estas são ambientes de construção e interação dos conhecimentos científicos e culturais baseados na relação de respeito e comunhão que integra as comunidades. No entanto, constatamos também que falta um diálogo contínuo entre as universidades e as escolas que viabilize a manutenção de parcerias e troca de conhecimentos fundamentais na formação de profissionais professores aberto ao diálogo e respeito as diferenças políticas e diversidade cultural da sociedade. |
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Escolas camponesas: esperança para o sertãoEducação ruralPopulação rural - Integração socialGeografia - Estudo e ensinoAs escolas camponesas, contrapondo-se ao modelo de escola rural, se configuram como mecanismo de resistência. Desenvolvidas em conjunto com os movimentos sociais do campo possui uma proposta pedagógica que parte do reconhecimento e valorização do trabalho realizado nas comunidades tradicionais e compõe um importante componente de luta pela reforma agrária. Neste trabalho tratamos de identificar as dificuldades e as potencialidades das escolas camponesas e do ensino de Geografia na formação crítica e ativa dos educandos. No projeto de extensão focamos a escola de ensino médio Florestan Fernandes do Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa - CE por possuir um projeto pedagógico construído em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta pesquisa se realiza a partir de leituras de estudos de casos e textos teóricos, complementado por visitas e roda de conversas realizadas em escolas campesinas de diferentes tipos de comunidades tradicionais da microrregião do Sertão de Crateús. Ao decorrer das atividades deste trabalho tivemos a oportunidade de identificar as diferenças estruturais entre as escolas e perceber que estas são ambientes de construção e interação dos conhecimentos científicos e culturais baseados na relação de respeito e comunhão que integra as comunidades. No entanto, constatamos também que falta um diálogo contínuo entre as universidades e as escolas que viabilize a manutenção de parcerias e troca de conhecimentos fundamentais na formação de profissionais professores aberto ao diálogo e respeito as diferenças políticas e diversidade cultural da sociedade.Universidade Federal do Ceará2021-09-23T20:18:21Z2021-09-23T20:18:21Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Rosilene de Moura; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Escolas camponesas: esperança para o sertão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60612Brito, Rosilene de MouraOliveira, Alexandra Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60612Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:50.482879Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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