O processo de convergência: uma análise apreciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Manoel Bosco de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1553
Resumo: Estudos empíricos têm constatado a existência de diferenciais de produtividade e renda per capita entre países e uma tendência à sua redução para os países desenvolvidos. Esta tendência, denominada de Hipótese da Convergência (H-C), tem recentemente ganho relevo em face da queda relativa das taxas de crescimento da produtividade e renda per capita americana desde a segunda metade da década dos 60’S. A análise deste processo, no geral, tem-se dado em duas grandes linhas de pesquisa: uma baseada em modelos econométricos de crescimento econômico e outra na hipótese de catch-up, mais próxima da análise do processo de desenvolvimento econômico. Este trabalho se insere na segunda linha e procura analisar a H-C, a partir da experiência recente da economia americana, as principais razões, primeiro, para sua ocorrência, como a expansão do comércio mundial, produção em massa entre outros. Segundo, para a manutenção, apesar da queda relativa observada, da posição de liderança na economia mundial. Entre os fatores responsáveis por este fato destacase a posição de liderança dos Estados Unidos na área tecnológica, em particular nas indústrias de alta tecnologia (expressa pela participação americana na exportação mundial de produtos considerados de alta tecnologia). Esta liderança inconteste, ao longo do período 1965/88, acentuou-se a partir da segunda metade dos anos 80.
id UFC-7_e44d37a63eb9a139891ae8c5f7122aee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/1553
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O processo de convergência: uma análise apreciativaConvergênciaRendaProdutividadeComércio internacionalEstudos empíricos têm constatado a existência de diferenciais de produtividade e renda per capita entre países e uma tendência à sua redução para os países desenvolvidos. Esta tendência, denominada de Hipótese da Convergência (H-C), tem recentemente ganho relevo em face da queda relativa das taxas de crescimento da produtividade e renda per capita americana desde a segunda metade da década dos 60’S. A análise deste processo, no geral, tem-se dado em duas grandes linhas de pesquisa: uma baseada em modelos econométricos de crescimento econômico e outra na hipótese de catch-up, mais próxima da análise do processo de desenvolvimento econômico. Este trabalho se insere na segunda linha e procura analisar a H-C, a partir da experiência recente da economia americana, as principais razões, primeiro, para sua ocorrência, como a expansão do comércio mundial, produção em massa entre outros. Segundo, para a manutenção, apesar da queda relativa observada, da posição de liderança na economia mundial. Entre os fatores responsáveis por este fato destacase a posição de liderança dos Estados Unidos na área tecnológica, em particular nas indústrias de alta tecnologia (expressa pela participação americana na exportação mundial de produtos considerados de alta tecnologia). Esta liderança inconteste, ao longo do período 1965/88, acentuou-se a partir da segunda metade dos anos 80.Revista Econômica do Nordeste2012-01-17T12:53:31Z2012-01-17T12:53:31Z1998-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Manoel B. O processo de convergência: uma análise apreciativa. Revista econômica do Nordeste, v.29, n.esp. p.1011-1028, jul. 1998.01004956http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1553Almeida, Manoel Bosco deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T12:56:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/1553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:45.091004Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de convergência: uma análise apreciativa
title O processo de convergência: uma análise apreciativa
spellingShingle O processo de convergência: uma análise apreciativa
Almeida, Manoel Bosco de
Convergência
Renda
Produtividade
Comércio internacional
title_short O processo de convergência: uma análise apreciativa
title_full O processo de convergência: uma análise apreciativa
title_fullStr O processo de convergência: uma análise apreciativa
title_full_unstemmed O processo de convergência: uma análise apreciativa
title_sort O processo de convergência: uma análise apreciativa
author Almeida, Manoel Bosco de
author_facet Almeida, Manoel Bosco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Manoel Bosco de
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência
Renda
Produtividade
Comércio internacional
topic Convergência
Renda
Produtividade
Comércio internacional
description Estudos empíricos têm constatado a existência de diferenciais de produtividade e renda per capita entre países e uma tendência à sua redução para os países desenvolvidos. Esta tendência, denominada de Hipótese da Convergência (H-C), tem recentemente ganho relevo em face da queda relativa das taxas de crescimento da produtividade e renda per capita americana desde a segunda metade da década dos 60’S. A análise deste processo, no geral, tem-se dado em duas grandes linhas de pesquisa: uma baseada em modelos econométricos de crescimento econômico e outra na hipótese de catch-up, mais próxima da análise do processo de desenvolvimento econômico. Este trabalho se insere na segunda linha e procura analisar a H-C, a partir da experiência recente da economia americana, as principais razões, primeiro, para sua ocorrência, como a expansão do comércio mundial, produção em massa entre outros. Segundo, para a manutenção, apesar da queda relativa observada, da posição de liderança na economia mundial. Entre os fatores responsáveis por este fato destacase a posição de liderança dos Estados Unidos na área tecnológica, em particular nas indústrias de alta tecnologia (expressa pela participação americana na exportação mundial de produtos considerados de alta tecnologia). Esta liderança inconteste, ao longo do período 1965/88, acentuou-se a partir da segunda metade dos anos 80.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07
2012-01-17T12:53:31Z
2012-01-17T12:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Manoel B. O processo de convergência: uma análise apreciativa. Revista econômica do Nordeste, v.29, n.esp. p.1011-1028, jul. 1998.
01004956
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1553
identifier_str_mv ALMEIDA, Manoel B. O processo de convergência: uma análise apreciativa. Revista econômica do Nordeste, v.29, n.esp. p.1011-1028, jul. 1998.
01004956
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste
publisher.none.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028962093236224