Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844 |
Resumo: | This works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@. |
id |
UFC-7_e4ed66fb9501f84bde78a4a1b4754f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52844 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professorAnálise do DiscursoRepresentaçãoSujeito-alunoSujeito-professorEnsino de língua estrangeiraThis works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.Este trabalho examinará, a partir da perspectiva da Análise do Discurso, como são constituídas as representações1 do sujeito-aluno e do sujeito-professor no ensino comunicativo de línguas. Com tal propósito, selecionamos como corpus o artigo “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, de Matilde Cerrolaza, uma das autoras do manual de língua espanhola para estrangeiros Planet@. Nesse artigo se defende o ensino comunicativo e se apresenta a proposta do manual contemplado como novo no panorama do ensino de língua espanhola a brasileiros. Antes de avançarmos em nossa análise, convém esclarecermos, aqui, o motivo que nos levou a escolher o referido artigo como objeto de estudo. O manual de língua espanhola Planet@ foi apresentado na forma de minicurso por Matilde Cerrolaza, uma das autoras, em um Congresso Nacional de professores de Espanhol, realizado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em 1999. Posteriormente, foi publicado nos Anais do evento. Nesse artigo são feitas algumas considerações acerca do material, nas quais enfatiza-se a sua proposta pedagógica inovadora. Com base no anterior, a análise do artigo permitiu não somente interpretar os sentidos atribuídos ao manual, como também examinar como são construídas, por meio de um processo parafrástico, as representações tanto do sujeito-aluno, como do sujeito-professor. Neste sentido, conforme Orlandi (1999:36), em todo funcionamento da linguagem estão em permanente tensão os processos parafrásticos e polissêmicos. A análise dos enunciados selecionados demonstrou que o repetível, ou seja, o já-dito era o responsável pela legitimação de certos sentidos e, sendo assim, esse movimento de reformulações e de retomada do já-dito acabava por instaurar dadas representações tanto da identidade do sujeito-aluno quanto da do sujeito-professor no interior do que seria o novo, ou seja, a proposta metodológica apresentada.[...]Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)2020-07-09T09:10:47Z2020-07-09T09:10:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.2175-764Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:04.905862Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
title |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
spellingShingle |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Análise do Discurso Representação Sujeito-aluno Sujeito-professor Ensino de língua estrangeira |
title_short |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
title_full |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
title_fullStr |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
title_full_unstemmed |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
title_sort |
Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor |
author |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_facet |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Representação Sujeito-aluno Sujeito-professor Ensino de língua estrangeira |
topic |
Análise do Discurso Representação Sujeito-aluno Sujeito-professor Ensino de língua estrangeira |
description |
This works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2020-07-09T09:10:47Z 2020-07-09T09:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003. 2175-764X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003. 2175-764X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028905335914496 |