Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844
Resumo: This works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.
id UFC-7_e4ed66fb9501f84bde78a4a1b4754f02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52844
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professorAnálise do DiscursoRepresentaçãoSujeito-alunoSujeito-professorEnsino de língua estrangeiraThis works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.Este trabalho examinará, a partir da perspectiva da Análise do Discurso, como são constituídas as representações1 do sujeito-aluno e do sujeito-professor no ensino comunicativo de línguas. Com tal propósito, selecionamos como corpus o artigo “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, de Matilde Cerrolaza, uma das autoras do manual de língua espanhola para estrangeiros Planet@. Nesse artigo se defende o ensino comunicativo e se apresenta a proposta do manual contemplado como novo no panorama do ensino de língua espanhola a brasileiros. Antes de avançarmos em nossa análise, convém esclarecermos, aqui, o motivo que nos levou a escolher o referido artigo como objeto de estudo. O manual de língua espanhola Planet@ foi apresentado na forma de minicurso por Matilde Cerrolaza, uma das autoras, em um Congresso Nacional de professores de Espanhol, realizado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em 1999. Posteriormente, foi publicado nos Anais do evento. Nesse artigo são feitas algumas considerações acerca do material, nas quais enfatiza-se a sua proposta pedagógica inovadora. Com base no anterior, a análise do artigo permitiu não somente interpretar os sentidos atribuídos ao manual, como também examinar como são construídas, por meio de um processo parafrástico, as representações tanto do sujeito-aluno, como do sujeito-professor. Neste sentido, conforme Orlandi (1999:36), em todo funcionamento da linguagem estão em permanente tensão os processos parafrásticos e polissêmicos. A análise dos enunciados selecionados demonstrou que o repetível, ou seja, o já-dito era o responsável pela legitimação de certos sentidos e, sendo assim, esse movimento de reformulações e de retomada do já-dito acabava por instaurar dadas representações tanto da identidade do sujeito-aluno quanto da do sujeito-professor no interior do que seria o novo, ou seja, a proposta metodológica apresentada.[...]Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)2020-07-09T09:10:47Z2020-07-09T09:10:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.2175-764Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:04.905862Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
title Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
spellingShingle Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Análise do Discurso
Representação
Sujeito-aluno
Sujeito-professor
Ensino de língua estrangeira
title_short Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
title_full Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
title_fullStr Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
title_full_unstemmed Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
title_sort Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
author Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_facet Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Representação
Sujeito-aluno
Sujeito-professor
Ensino de língua estrangeira
topic Análise do Discurso
Representação
Sujeito-aluno
Sujeito-professor
Ensino de língua estrangeira
description This works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2020-07-09T09:10:47Z
2020-07-09T09:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.
2175-764X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844
identifier_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.
2175-764X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)
publisher.none.fl_str_mv Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028905335914496