Relevância da interação na inclusão de articuladores no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Nicolas Miranda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paiva, Jordam Marques de, Almeida, Luiza Camila Ferreira de, Bustamante Junior, Juan de Dios
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45019
Resumo: Atualmente, no âmbito universitário, o índice de evasão dos cursos encontra-se elevado. Dito isso, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) combate, incisivamente, essas taxas, visto que este programa visa um maior engajamento dos estudantes fazendo com que, paulatinamente, eles se vejam, cada vez mais, engajados na faculdade. Nesse contexto, ao entrar no PACCE, sem dúvidas, na maioria dos casos, o estudante não está enturmado com os outros membros da bolsa. Dentro do programa, dentre várias atividades realizadas, existe uma estratégia denominada interação que, justamente, age, no intuito de fazer com que os alunos criem laços de amizade e saiam, por um curto período de tempo, do estressante meio acadêmico. Ademais, seguindo esse raciocínio, os bolsistas novatos que, em primeira instância, poderiam estar mais retraídos e deslocados, passam a ter um pretexto para interagir, fazendo com que esse processo de inclusão seja facilitado e, principalmente, agilizado. O presente estudo visa mensurar a disparidade entre o grau de interação de novatos e veteranos. Nessa perspectiva, a pesquisa, por meio de questionários aplicados em articuladores (novatos na bolsa) e facilitadores (veteranos na bolsa), que serão de resultados qualitativos, visto que integração não é algo mensurável. Espera-se que, ao analisar os resultados do questionário, facilitadores tenham mais vínculos com os outros membros do programa do que os articuladores. Desse modo, a importância da interação na integração dos articuladores no PACCE vai estar muito mais evidenciada. Conclui-se então, com base nos dados levantados, que quanto mais tempo o aluno passa na bolsa, maior número de interações ele participa e, por conseguinte, mais enraizado no programa ele estará.
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