A transversalidade da voz: Carlos Magno da Idade Média ao Sertão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44672 |
Resumo: | A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás, A Prisão de Oliveiros, O cavaleiro Roldão, A Morte dos Doze Pares de França ..., os títulos de folhetos evocam a presença do ciclo carolíngio da canção de gesta francesa na literatura de cordel. Mais de 1200 anos após a Batalha de Roncesvales, travada na Espanha em 15 de agosto de 778, os Pares de França permanecem como modelos de valentia na literatura de cordel do Brasil do século XX. Históricos ou legendários, Roldão e Oliveiros venceram o tempo nas sextilhas heptassílabas de Leandro Gomes de Barros, Antônio Eugênio da Silva, Marcos Sampaio e outros; eles resistiram, emblemas de coragem e altivez, valores em apreço no meio do povo sertanejo. A popularidade dos heróis é ainda motivo de inspiração em outras manifestações da cultura tradicional brasileira. Luís da Câmara Cascudo (1984) aponta vários exemplos da expansão e contaminação do tema. Sabemos assim que no município de Morada Nova, no Ceará, há um distrito chamado Roldão e que é possível encontrar brasileiros batizados com nomes de Oliveiros, Roldão, Carlos Magno, ecos surpreendentes e poéticos de uma fraternidade transatlântica.[...] |
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