História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Tássia Fernandes, Andrade, Francisco Ari de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473
Resumo: Serão discutidos neste artigo, primeiramente, alguns aspectos fundamentais do Programa de Educação Tutorial, tendo em vista sua criação, sua trajetória histórica no país e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, curso e instituição escolhidos como campo de pesquisa para atribuirmos maior significado das leituras à prática do programa, no que se refere a seus ideais, sua proposta de complementação à formação acadêmica, entre outros temas. Serão apresentados, ainda, alguns dados que mostram o alcance do citado projeto nos diversos cursos de graduação espalhados pelo país. A temática formação continuada também será bastante enfatizada no texto que segue, visto que é contemplada pela modalidade de pós-graduação stricto sensu. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): SEU HISTÓRICO E SUA PROPOSTA A sigla PET, inicialmente, tinha como significado “Programa Especial de Treinamento”, o qual foi criado no ano de 1979 pelo então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prof. Dr. Mauro Filho. O objetivo inicial do programa era selecionar alunos dos cursos da graduação, os quais tivessem bom desempenho acadêmico e disponibilidade de tempo para se dedicar à ciência e ao conhecimento nos seus estudos, com o ideal tão somente de que esses alunos pudessem ingressar direto da graduação para a pós graduação stricto sensu (a qual se refere ao mestrado e doutorado). [...]
id UFC-7_e60ff0d74e4b59554abb21caf619c5e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41473
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistasPrograma de Educação TutorialCurso de Pedagogia da Universidade Federal do CearáSerão discutidos neste artigo, primeiramente, alguns aspectos fundamentais do Programa de Educação Tutorial, tendo em vista sua criação, sua trajetória histórica no país e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, curso e instituição escolhidos como campo de pesquisa para atribuirmos maior significado das leituras à prática do programa, no que se refere a seus ideais, sua proposta de complementação à formação acadêmica, entre outros temas. Serão apresentados, ainda, alguns dados que mostram o alcance do citado projeto nos diversos cursos de graduação espalhados pelo país. A temática formação continuada também será bastante enfatizada no texto que segue, visto que é contemplada pela modalidade de pós-graduação stricto sensu. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): SEU HISTÓRICO E SUA PROPOSTA A sigla PET, inicialmente, tinha como significado “Programa Especial de Treinamento”, o qual foi criado no ano de 1979 pelo então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prof. Dr. Mauro Filho. O objetivo inicial do programa era selecionar alunos dos cursos da graduação, os quais tivessem bom desempenho acadêmico e disponibilidade de tempo para se dedicar à ciência e ao conhecimento nos seus estudos, com o ideal tão somente de que esses alunos pudessem ingressar direto da graduação para a pós graduação stricto sensu (a qual se refere ao mestrado e doutorado). [...]EdUECE2019-05-08T11:27:20Z2019-05-08T11:27:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 364-372. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473Nascimento, Thalyta Vasconcelos doFerreira, Tássia FernandesAndrade, Francisco Ari deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41473Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:44.375885Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
title História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
spellingShingle História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Programa de Educação Tutorial
Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
title_short História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
title_full História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
title_fullStr História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
title_full_unstemmed História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
title_sort História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas
author Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
author_facet Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Ferreira, Tássia Fernandes
Andrade, Francisco Ari de
author_role author
author2 Ferreira, Tássia Fernandes
Andrade, Francisco Ari de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Ferreira, Tássia Fernandes
Andrade, Francisco Ari de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Educação Tutorial
Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
topic Programa de Educação Tutorial
Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
description Serão discutidos neste artigo, primeiramente, alguns aspectos fundamentais do Programa de Educação Tutorial, tendo em vista sua criação, sua trajetória histórica no país e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, curso e instituição escolhidos como campo de pesquisa para atribuirmos maior significado das leituras à prática do programa, no que se refere a seus ideais, sua proposta de complementação à formação acadêmica, entre outros temas. Serão apresentados, ainda, alguns dados que mostram o alcance do citado projeto nos diversos cursos de graduação espalhados pelo país. A temática formação continuada também será bastante enfatizada no texto que segue, visto que é contemplada pela modalidade de pós-graduação stricto sensu. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): SEU HISTÓRICO E SUA PROPOSTA A sigla PET, inicialmente, tinha como significado “Programa Especial de Treinamento”, o qual foi criado no ano de 1979 pelo então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prof. Dr. Mauro Filho. O objetivo inicial do programa era selecionar alunos dos cursos da graduação, os quais tivessem bom desempenho acadêmico e disponibilidade de tempo para se dedicar à ciência e ao conhecimento nos seus estudos, com o ideal tão somente de que esses alunos pudessem ingressar direto da graduação para a pós graduação stricto sensu (a qual se refere ao mestrado e doutorado). [...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-08T11:27:20Z
2019-05-08T11:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 364-372. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473
identifier_str_mv NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 364-372. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028771719020544