Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37366 |
Resumo: | LIMA, Soraide Paz de Oliveira. Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança. 2012. 73f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012. |
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Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criançaEducação InfantilProfessoraFamílias das criançasLIMA, Soraide Paz de Oliveira. Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança. 2012. 73f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.A presente pesquisa aborda a relação entre família e instituição de Educação Infantil. Seu objetivo é investigar as concepções das famílias, da professora e da coordenadora sobre o papel da família e da instituição na educação e cuidado das crianças. A investigação se apoiou, principalmente: nos escritos de Ariès (1981), Kuhlmann Jr. (1998) e Cruz (2000), sobre o histórico do atendimento às crianças; na legislação brasileira que enfoca, direta ou indiretamente, as relações entre família e instituição de educação, destacando-se a Constituição Federal (BRASIL, 1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996) e a Resolução nº 5 do Conselho Nacional de Educação – CNE (BRASIL, 2009); e nos estudos de Vygotsky (1988, 1993, 1998) sobre o desenvolvimento psicológico da criança. A investigação é qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida a partir de um estudo de caso. Para realizar a coleta de dados, buscou-se ouvir os sujeitos família, professora e coordenadora de uma escola pertencente à rede municipal de ensino do município de Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas. Para registro, foram feitas gravações em vídeos e amostras fotográficas. A análise dos dados revelou que as famílias desconhecem o objetivo principal da Educação Infantil, atribuindo a ela um papel escolarizante. A professora e a coordenadora, embora conheçam os objetivos desta etapa da educação básica, revelaram que suas ações pedagógicas parecem não ser coerentes com seus discursos. Suas falas, durante as entrevistas, indicaram inexistir um trabalho que favoreça as relações entre as famílias das crianças e a instituição. Conclui-se, portanto, que relações entre famílias e instituição de educação favorecedora de desenvolvimento para as crianças, centrada no educar e cuidar, parece estar longe de ser realidade na instituição investigada. Ressalta-se que estes resultados não são exclusividade desta unidade, mas de uma parcela das escolas e creches que atendem às crianças em idade de Educação Infantil, em nosso país, pois outras pesquisas comprovam isto.Cruz, Rosimeire Costa de AndradeLima, Soraide Paz de Oliveira2018-11-16T13:49:27Z2018-11-16T13:49:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLima, S. P. O.; Cruz, R. C. A. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37366porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-16T13:49:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:34.127759Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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