Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Caroline Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606
Resumo: The scenario of private higher education in Brazil is portrayed by the growth in the number of colleges and by the increase in competitiveness among them. In this context, students are becoming increasingly demanding and, therefore, colleges must meet the new needs of the market in order to remain competitive. In this sense, Distance Education is gaining greater visibility and acceptability, because provides flexibility for the execution of higher education and presents monthly payment with accessible prices. In this juncture, this study aims to propose a strategic management system through Balanced Scorecard in a Distance Education Center of a Private College, presenting a theoretical framework that exposes important concepts related to higher education in Brazil, the business strategy and methodology of the Balanced Scorecard. In the case study, it was developed through the proposed method, the strategic scorecard, which contains the objectives, indicators, goals and actions plans through the 5W1H. Finally, the proposal developed had the contribution of all those involved in the processes and presented acceptability of all employees to the suggested implementation plan.
id UFC-7_e954aff496d8922bfff663ad88616069
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43606
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdadeBalanced ScorecardInstituições de Ensino SuperiorEducação a distânciaThe scenario of private higher education in Brazil is portrayed by the growth in the number of colleges and by the increase in competitiveness among them. In this context, students are becoming increasingly demanding and, therefore, colleges must meet the new needs of the market in order to remain competitive. In this sense, Distance Education is gaining greater visibility and acceptability, because provides flexibility for the execution of higher education and presents monthly payment with accessible prices. In this juncture, this study aims to propose a strategic management system through Balanced Scorecard in a Distance Education Center of a Private College, presenting a theoretical framework that exposes important concepts related to higher education in Brazil, the business strategy and methodology of the Balanced Scorecard. In the case study, it was developed through the proposed method, the strategic scorecard, which contains the objectives, indicators, goals and actions plans through the 5W1H. Finally, the proposal developed had the contribution of all those involved in the processes and presented acceptability of all employees to the suggested implementation plan.O cenário da educação superior privada no Brasil é retratado pelo crescimento da quantidade de instituições e pelo aumento da competitividade entre as mesmas. Nesse contexto, os alunos estão se tornando cada vez mais exigentes e, consequentemente, as Instituições de Ensino Superior precisam atender as novas necessidades do mercado para se manterem competitivas. Nesse sentido, a Educação a Distância está ganhando maior visibilidade e aceitabilidade, visto que proporciona flexibilidade para a execução do curso superior e apresenta mensalidades com valores acessíveis. Nessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo propor um sistema de gestão estratégica por meio do Balanced Scorecard em um Núcleo de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Privada, apresentando referencial teórico, que expõe conceitos importantes relacionados ao ensino superior no Brasil, a estratégia empresarial e a metodologia do Balanced Scorecard. No estudo de caso, foi desenvolvido por meio do método proposto, o painel estratégico, que contém os objetivos, os indicadores e as metas, além dos planos de ação estruturados por meio do 5W1H. Por fim, a proposta desenvolvida teve a contribuição de todos os envolvidos nos processos do Núcleo e apresentou aceitabilidade de todos os funcionários para o plano de implementação sugerido.Elias, Sérgio José BarbosaLima, Ana Caroline Ferreira2019-07-15T19:02:14Z2019-07-15T19:02:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, A. C. F. Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-15T19:02:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43606Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:11.710238Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
title Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
spellingShingle Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
Lima, Ana Caroline Ferreira
Balanced Scorecard
Instituições de Ensino Superior
Educação a distância
title_short Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
title_full Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
title_fullStr Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
title_full_unstemmed Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
title_sort Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade
author Lima, Ana Caroline Ferreira
author_facet Lima, Ana Caroline Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Sérgio José Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Caroline Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard
Instituições de Ensino Superior
Educação a distância
topic Balanced Scorecard
Instituições de Ensino Superior
Educação a distância
description The scenario of private higher education in Brazil is portrayed by the growth in the number of colleges and by the increase in competitiveness among them. In this context, students are becoming increasingly demanding and, therefore, colleges must meet the new needs of the market in order to remain competitive. In this sense, Distance Education is gaining greater visibility and acceptability, because provides flexibility for the execution of higher education and presents monthly payment with accessible prices. In this juncture, this study aims to propose a strategic management system through Balanced Scorecard in a Distance Education Center of a Private College, presenting a theoretical framework that exposes important concepts related to higher education in Brazil, the business strategy and methodology of the Balanced Scorecard. In the case study, it was developed through the proposed method, the strategic scorecard, which contains the objectives, indicators, goals and actions plans through the 5W1H. Finally, the proposal developed had the contribution of all those involved in the processes and presented acceptability of all employees to the suggested implementation plan.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15T19:02:14Z
2019-07-15T19:02:14Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, A. C. F. Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606
identifier_str_mv LIMA, A. C. F. Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029003546591232