A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mapurunga, Avelanda Moreira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37621
Resumo: MAPURUNGA. Avelanda Moreira. A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade? . 2003. 61f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
id UFC-7_e9bfc051183362f2db456347e381aa10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37621
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?InclusãoPessoas com DeficiênciaDia a dia escolarMAPURUNGA. Avelanda Moreira. A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade? . 2003. 61f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.Este trabalho procura ventilar as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência na ensino regular, e principalmente no ensino público, abrindo o questionamento acerca do que foi realizado e o que tem que ser feito. As dificuldades e estratégias que podem ser adotadas para enfrentar as resistências, conscientes e inconscientes de professores, diretores e escolas de ensino regular foram exploradas para compreender as reações da sociedade e da escola diante do “perigo” da inclusão.A inclusão não é impossível, embora ainda tenhamos muitos obstáculos a superar.O certo porém, é que existe um enorme fosso entre o que está escrito ou legislado e o que realmente acontece no dia a dia escolar.Pereira, Tereza Maria MonteiroMapurunga, Avelanda Moreira2018-11-23T14:11:18Z2018-11-23T14:11:18Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMapurunga, A. M.; Pereira, T. M. M. (2003)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37621porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T14:12:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37621Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-17T14:12:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
title A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
spellingShingle A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
Mapurunga, Avelanda Moreira
Inclusão
Pessoas com Deficiência
Dia a dia escolar
title_short A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
title_full A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
title_fullStr A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
title_full_unstemmed A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
title_sort A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade?
author Mapurunga, Avelanda Moreira
author_facet Mapurunga, Avelanda Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Tereza Maria Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Mapurunga, Avelanda Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Pessoas com Deficiência
Dia a dia escolar
topic Inclusão
Pessoas com Deficiência
Dia a dia escolar
description MAPURUNGA. Avelanda Moreira. A escola pública e a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais: realidade ou dificuldade? . 2003. 61f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2018-11-23T14:11:18Z
2018-11-23T14:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mapurunga, A. M.; Pereira, T. M. M. (2003)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37621
identifier_str_mv Mapurunga, A. M.; Pereira, T. M. M. (2003)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935804838969344