Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121 |
Resumo: | A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção. |
id |
UFC-7_eb35b07c58e7341b488a21036a305b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48121 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Cearápsicologiaensino superiorassistência estudantilA Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção.2019-12-04T15:00:39Z2019-12-04T15:00:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121Brito, Antonia Jessica AraujoSousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:13:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48121Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:13:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
title |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará Brito, Antonia Jessica Araujo psicologia ensino superior assistência estudantil |
title_short |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará |
author |
Brito, Antonia Jessica Araujo |
author_facet |
Brito, Antonia Jessica Araujo Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Antonia Jessica Araujo Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia ensino superior assistência estudantil |
topic |
psicologia ensino superior assistência estudantil |
description |
A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-04T15:00:39Z 2019-12-04T15:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121 |
identifier_str_mv |
BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935780800364544 |