Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Antonia Jessica Araujo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121
Resumo: A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção.
id UFC-7_eb35b07c58e7341b488a21036a305b16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48121
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Cearápsicologiaensino superiorassistência estudantilA Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção.2019-12-04T15:00:39Z2019-12-04T15:00:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121Brito, Antonia Jessica AraujoSousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:13:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48121Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:13:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
title Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
Brito, Antonia Jessica Araujo
psicologia
ensino superior
assistência estudantil
title_short Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
title_full Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
title_sort Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
author Brito, Antonia Jessica Araujo
author_facet Brito, Antonia Jessica Araujo
Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de
author_role author
author2 Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Antonia Jessica Araujo
Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia
ensino superior
assistência estudantil
topic psicologia
ensino superior
assistência estudantil
description A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-04T15:00:39Z
2019-12-04T15:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121
identifier_str_mv BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935780800364544