A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841 |
Resumo: | This quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care. |
id |
UFC-7_ec755ae642197718055d203afe0cbbdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11841 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagemThe contribution of an academic league in undergraduate teaching in nursingOncologiaEducação em EnfermagemCompetência ProfissionalRelações Comunidade InstituiçãoThis quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care.Estudo quantitativo, descritivo e transversal, que objetivou identificar e avaliar a contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados de maio a agosto de 2010, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de graduação nas dependências de uma instituição de ensino superior e enviado, via correio eletrônico, aos egressos, totalizando 22 entrevistados vinculados a uma liga de prevenção e combate ao câncer. As respostas foram estruturadas em um banco de dados na planilha Excel (Windows 2007) e, após, realizada análise por meio do software Epi Info, utilizando estatística descritiva. Respeitados os preceitos éticos. Todos os entrevistados afirmaram que a liga contribuiu para o aprendizado acadêmico. A Liga mostrou-se como uma importante estratégia de ensino, contribuindo para formação profissional, para a reflexão crítica sobre oncologia e promoção da assistência humanizada.Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, cuyo objetivo fue identificar y evaluar la contribución de una liga de estudiantes de enfermería. Llevado a cabo entre mayo y agosto de 2010, a través de un cuestionario semiestructurado aplicado a estudiantes de graduación en las instalaciones de una institución de educación superior y enviado por correo electrónico, a los graduados, con total de 22 encuestados vinculados a una aleación la prevención y la lucha contra el cáncer. Las respuestas han sido estructuradas en una base de datos en Excel (Windows 2007), y después, el análisis realizado por medio del programa Epi Info, utilizando estadística descriptiva. Cumplido con las normas éticas. Todos los encuestados afirmaron que la Liga ha contribuido para el aprendizaje académico. La Liga demostró ser una enseñanza importante, que contribuye a la formación profesional, para reflexión crítica sobre oncología y promoción de la asistencia humanitaria.Rev Rene2015-05-06T12:20:28Z2015-05-06T12:20:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013.2175-6783 On linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841Panobianco, Marislei SanchesBorges, Mariana LopesCaetano, Edilaine AssunçãoSampaio, Bárbara Alexandre LespinassiMagalhães, Paola Alexandria Pinto deMoraes, Débora Cherchiglia deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-08T17:41:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11841Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:45.524660Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem The contribution of an academic league in undergraduate teaching in nursing |
title |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem Panobianco, Marislei Sanches Oncologia Educação em Enfermagem Competência Profissional Relações Comunidade Instituição |
title_short |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
title_full |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
title_sort |
A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem |
author |
Panobianco, Marislei Sanches |
author_facet |
Panobianco, Marislei Sanches Borges, Mariana Lopes Caetano, Edilaine Assunção Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi Magalhães, Paola Alexandria Pinto de Moraes, Débora Cherchiglia de |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Mariana Lopes Caetano, Edilaine Assunção Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi Magalhães, Paola Alexandria Pinto de Moraes, Débora Cherchiglia de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panobianco, Marislei Sanches Borges, Mariana Lopes Caetano, Edilaine Assunção Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi Magalhães, Paola Alexandria Pinto de Moraes, Débora Cherchiglia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oncologia Educação em Enfermagem Competência Profissional Relações Comunidade Instituição |
topic |
Oncologia Educação em Enfermagem Competência Profissional Relações Comunidade Instituição |
description |
This quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-05-06T12:20:28Z 2015-05-06T12:20:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013. 2175-6783 On line http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841 |
identifier_str_mv |
PANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013. 2175-6783 On line |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028723086065664 |