A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panobianco, Marislei Sanches
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borges, Mariana Lopes, Caetano, Edilaine Assunção, Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi, Magalhães, Paola Alexandria Pinto de, Moraes, Débora Cherchiglia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841
Resumo: This quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care.
id UFC-7_ec755ae642197718055d203afe0cbbdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11841
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagemThe contribution of an academic league in undergraduate teaching in nursingOncologiaEducação em EnfermagemCompetência ProfissionalRelações Comunidade InstituiçãoThis quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care.Estudo quantitativo, descritivo e transversal, que objetivou identificar e avaliar a contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados de maio a agosto de 2010, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de graduação nas dependências de uma instituição de ensino superior e enviado, via correio eletrônico, aos egressos, totalizando 22 entrevistados vinculados a uma liga de prevenção e combate ao câncer. As respostas foram estruturadas em um banco de dados na planilha Excel (Windows 2007) e, após, realizada análise por meio do software Epi Info, utilizando estatística descritiva. Respeitados os preceitos éticos. Todos os entrevistados afirmaram que a liga contribuiu para o aprendizado acadêmico. A Liga mostrou-se como uma importante estratégia de ensino, contribuindo para formação profissional, para a reflexão crítica sobre oncologia e promoção da assistência humanizada.Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, cuyo objetivo fue identificar y evaluar la contribución de una liga de estudiantes de enfermería. Llevado a cabo entre mayo y agosto de 2010, a través de un cuestionario semiestructurado aplicado a estudiantes de graduación en las instalaciones de una institución de educación superior y enviado por correo electrónico, a los graduados, con total de 22 encuestados vinculados a una aleación la prevención y la lucha contra el cáncer. Las respuestas han sido estructuradas en una base de datos en Excel (Windows 2007), y después, el análisis realizado por medio del programa Epi Info, utilizando estadística descriptiva. Cumplido con las normas éticas. Todos los encuestados afirmaron que la Liga ha contribuido para el aprendizaje académico. La Liga demostró ser una enseñanza importante, que contribuye a la formación profesional, para reflexión crítica sobre oncología y promoción de la asistencia humanitaria.Rev Rene2015-05-06T12:20:28Z2015-05-06T12:20:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013.2175-6783 On linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841Panobianco, Marislei SanchesBorges, Mariana LopesCaetano, Edilaine AssunçãoSampaio, Bárbara Alexandre LespinassiMagalhães, Paola Alexandria Pinto deMoraes, Débora Cherchiglia deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-08T17:41:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11841Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:45.524660Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
The contribution of an academic league in undergraduate teaching in nursing
title A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
spellingShingle A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
Panobianco, Marislei Sanches
Oncologia
Educação em Enfermagem
Competência Profissional
Relações Comunidade Instituição
title_short A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
title_full A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
title_fullStr A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
title_sort A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem
author Panobianco, Marislei Sanches
author_facet Panobianco, Marislei Sanches
Borges, Mariana Lopes
Caetano, Edilaine Assunção
Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi
Magalhães, Paola Alexandria Pinto de
Moraes, Débora Cherchiglia de
author_role author
author2 Borges, Mariana Lopes
Caetano, Edilaine Assunção
Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi
Magalhães, Paola Alexandria Pinto de
Moraes, Débora Cherchiglia de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panobianco, Marislei Sanches
Borges, Mariana Lopes
Caetano, Edilaine Assunção
Sampaio, Bárbara Alexandre Lespinassi
Magalhães, Paola Alexandria Pinto de
Moraes, Débora Cherchiglia de
dc.subject.por.fl_str_mv Oncologia
Educação em Enfermagem
Competência Profissional
Relações Comunidade Instituição
topic Oncologia
Educação em Enfermagem
Competência Profissional
Relações Comunidade Instituição
description This quantitative, descriptive and cross study, which aimed to identify and assess the contribution of the Students’ League in the education undergraduate nursing. Data were collected from May to August 2010, using a semi-structured questionnaire, applied to graduate students on the premises of an institution of higher education and sent via electronic mail, to the graduates, a total of 22 respondents linked to a league preventing and combating cancer. The answers were structured in a database in Excel (Windows 2007), and after, the analysis performed by means of Epi Info software, using descriptive statistics. Respected the ethical rules. All respondents said that the league has contributed to academic learning. The League proved to be an important educational strategy, contributing to training to critical reflection on oncology and promoting humane care.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-06T12:20:28Z
2015-05-06T12:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013.
2175-6783 On line
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841
identifier_str_mv PANOBIANCO, M. S. et al. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 169-78, 2013.
2175-6783 On line
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028723086065664