O processo de auditoria estratégica em instituições financeiras – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Raphael de Jesus Campos de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45701
Resumo: As organizações experimentam pressões competitivas sem precedentes: ciclos de vida de produtos e serviços extremamente curtos, comportamento descontínuo e imprevisível por parte dos consumidores, concorrentes informados e competentes, novas tecnologias que podem alterar tudo etc. Os ambientes são cada vez mais complexos e dinâmicos e, por isso, nenhuma vantagem competitiva é incondicionalmente sustentável. Por conta disso, inúmeros estudiosos se dedicam às questões ligadas à gestão estratégica no intuito de produzir organizações que possam obter um compromisso a longo prazo com o desenvolvimento, propor mudanças, experimentações e conhecimentos, além de substituir rapidamente tecnologias e produtos e melhorar continuamente os procedimentos de avaliação. Entretanto, o simples uso arbitrário das tecnologias de gestão estratégica não proporciona nenhuma vantagem competitiva. Se o planejamento estratégico for descompromissado, as estratégias e os processos se tornam inflexíveis e burocráticos diante dos ambientes externo e interno. Inúmeras organizações desenvolvem estratégias incoerentes com a missão, os objetivos, a cultura, a estrutura, os recursos internos e as condições ambientais externas. Daí a importância de uma auditoria estratégica que possa proporcionar consistência entre as diretrizes estratégicas e os ambientes externo e interno de uma organização a partir das atitudes e percepções da alta administração. A metodologia da pesquisa envolve revisão bibliográfica e investigação de campo. A pesquisa bibliográfica oferece os subsídios necessários para a apresentação das fases e ferramentas da auditoria estratégica, que representa a base conceitual para a operacionalização do trabalho. A pesquisa de campo consiste no estudo de uma instituição de crédito, financiamento e investimento cearense que representa um desafio às questões aqui desenvolvidas, pois se preocupa com o desempenho a longo prazo e a tomada de decisões estratégicas. A instituição financeira foi concebida há quase dez anos segundo as competências e a percepção de um empresário que acredita que “relacionamentos são mais importantes que negócios”. Na verdade, o empreendimento inclui ainda uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, uma operadora de cartões de crédito, uma revendedora de computadores, celulares e eletrônicos, uma livraria e um instituto cultural. As pesquisas permitiram verificar as várias atividades corporativas, destacar forças e fraquezas, diagnosticar áreas-problema e sugerir soluções para melhorar o desempenho da financeira. Os conceitos da auditoria estratégica somados às investigações de campo cumpriram os objetivos da pesquisa, produzindo o diagnóstico completo da gestão estratégica da instituição. A auditoria estratégica apresenta muitas das questões críticas que precisam ser abordadas na análise estratégica de qualquer empresa, visto que foi capaz de identificar os fatores estratégicos e as questões mais importantes para o desempenho de longo prazo da organização. Portanto, o trabalho pode ser aplicado em outras organizações e contribuir inclusive para o desenvolvimento de outras pesquisas, tendo em vista os seus próprios limites e as possibilidades de melhoria da auditoria estratégica – a análise ambiental se deu apenas por conta das entrevistas e dos documentos concedidos pelos gestores da própria organização, deixando de lado a opinião dos fornecedores, clientes, distribuidores e concorrentes. Além disso, a auditoria estratégica não é uma lista totalmente abrangente; algumas questões ou até mesmo algumas áreas podem se mostrar inadequadas a um determinado caso; em outros casos, as questões podem ser insuficientes para uma análise completa. Entretanto, cada questão referente a uma determinada área da auditoria estratégica pode ser desmembrada em uma série adicional de subquestões. Cabe a cada pesquisador desenvolver essas subquestões quando se fizerem necessárias.
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Entretanto, o simples uso arbitrário das tecnologias de gestão estratégica não proporciona nenhuma vantagem competitiva. Se o planejamento estratégico for descompromissado, as estratégias e os processos se tornam inflexíveis e burocráticos diante dos ambientes externo e interno. Inúmeras organizações desenvolvem estratégias incoerentes com a missão, os objetivos, a cultura, a estrutura, os recursos internos e as condições ambientais externas. Daí a importância de uma auditoria estratégica que possa proporcionar consistência entre as diretrizes estratégicas e os ambientes externo e interno de uma organização a partir das atitudes e percepções da alta administração. A metodologia da pesquisa envolve revisão bibliográfica e investigação de campo. A pesquisa bibliográfica oferece os subsídios necessários para a apresentação das fases e ferramentas da auditoria estratégica, que representa a base conceitual para a operacionalização do trabalho. 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Os conceitos da auditoria estratégica somados às investigações de campo cumpriram os objetivos da pesquisa, produzindo o diagnóstico completo da gestão estratégica da instituição. A auditoria estratégica apresenta muitas das questões críticas que precisam ser abordadas na análise estratégica de qualquer empresa, visto que foi capaz de identificar os fatores estratégicos e as questões mais importantes para o desempenho de longo prazo da organização. Portanto, o trabalho pode ser aplicado em outras organizações e contribuir inclusive para o desenvolvimento de outras pesquisas, tendo em vista os seus próprios limites e as possibilidades de melhoria da auditoria estratégica – a análise ambiental se deu apenas por conta das entrevistas e dos documentos concedidos pelos gestores da própria organização, deixando de lado a opinião dos fornecedores, clientes, distribuidores e concorrentes. 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