Interdisciplinaridade, dialogicidade e LDB, tempo e espaço em múltiplas expressões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43544 |
Resumo: | Vinte anos depois, constatamos que a LDB ainda hoje está por adquirir materialidade quanto à interdisciplinaridade. Antes mesmo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), publica da em 1996, já tínhamos uma sinalização que apontava para a relevância e pertinência da interdisciplinaridade. Havia forte recomendação para que a mesma pudesse ser incorporada definitivamente no campo da formação docente, da formação humana. Grave conflito de interesses e pretensões. Ainda hoje, a interdisciplinaridade moureja no campo das intencionalidades. Reinaldo Fleuri (1993),em texto histórico no trato desse tema, intitulado "Interdisciplinaridade: meta ou mito?", trazia como elemento que a conjuntura social mais ampla e a educacional, em particular, eram problemáticas para se experimentar realmente a interdisciplinaridade. Ele destacava também que,paradoxalmente, a interdisciplinaridade potencializara um enorme conjunto de escritos no Brasil, nas últimas três décadas do século vinte. Tratava-se de um debate árduo em torno da conceituação de interdisciplinaridade. |
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Vinte anos depois, constatamos que a LDB ainda hoje está por adquirir materialidade quanto à interdisciplinaridade. Antes mesmo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), publica da em 1996, já tínhamos uma sinalização que apontava para a relevância e pertinência da interdisciplinaridade. Havia forte recomendação para que a mesma pudesse ser incorporada definitivamente no campo da formação docente, da formação humana. Grave conflito de interesses e pretensões. Ainda hoje, a interdisciplinaridade moureja no campo das intencionalidades. Reinaldo Fleuri (1993),em texto histórico no trato desse tema, intitulado "Interdisciplinaridade: meta ou mito?", trazia como elemento que a conjuntura social mais ampla e a educacional, em particular, eram problemáticas para se experimentar realmente a interdisciplinaridade. Ele destacava também que,paradoxalmente, a interdisciplinaridade potencializara um enorme conjunto de escritos no Brasil, nas últimas três décadas do século vinte. Tratava-se de um debate árduo em torno da conceituação de interdisciplinaridade. |
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