Política, participação e pesquisa com infância e juventude: uma entrevista com Lúcia Rabello de Castro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60833 |
Resumo: | Chegamos ao ano de 2021 nos deparando com uma realidade social ainda mais precária que nos anos anteriores. A ascensão de um governo federal eminentemente desconectado com as necessidades do povo brasileiro, aliada ao combate à pandemia de um vírus que o presidente da república insiste em sabotar, nos colocam, enquanto pesquisadores, num lugar limite. Como seguir com as nossas trajetórias e jornadas enquanto o país se agrava na marafunda, na desgraça social? Como pensar a juventude, a adolescência e a infância dentro desse contexto? Será que existe algum respiro ou espaço para que a participação política desses sujeitos possa acontecer? Orientados por esse questionamento, o autor e a autora deste texto convidam a professora Lúcia Rabello de Castro para uma entrevista que tenta explorar alternativas para a situação colocada. A partir da perspectiva descolonial (Mignolo, 2008; Martins & Benzaquen, 2017), a doutora em Psicologia nos traz observações pertinentes ao processo de pesquisa participativa e nos instiga a pensar até mesmo em tal conceito - o que é “pesquisa participativa”? Ao questionar o encaixotamento das pesquisas sobre crianças, adolescentes e jovens em caixinhas disciplinares, analisa as constantes reconfigurações da atuação política juvenil e considera que “o campo da política é um campo que não se estreita e não se restringe à política com P maiúsculo”, observando que a política é “uma ação que tem a ver com possibilidades desses sujeitos contestarem, problematizarem, agirem, dentro de situações que eles julgam ser de opressão e de dominação”. A entrevista foi realizada em 03 de março de 2021 por meio de videoconferência. [...] |
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