Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Raimundo Aterlane Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31169
Resumo: Este trabalho apresenta parte da dissertação de mestrado em realização no Programa de Pós-Graduação em História Social – UFC, sob o título, Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: projetos de patrimonialização no Sertão Central Cearense (1982 – 2007). Desenvolvido no segundo capítulo, busca compreender como se deu a construção dos projetos de patrimonialização ocorridos em torno das memórias do Campo de Concentração do Patu, havido em Senador Pompeu, durante a seca de 1932. São distintos entre si, os projetos ensejados pela Igreja Católica através de seus sacerdotes e fiéis, da sociedade civil através do movimento dos agentes culturais locais e do Estado, via representantes políticos, atuando por meio de políticas públicas ou, mais precisamente neste caso, da sua efetiva ausência. Os conflitos travados entre estes diversos sujeitos históricos, nas conjunturas aqui estudadas, ressaltam a luta por uma memória hegemônica, que, como lhe é própria se configura e reconfigura conforme o jogo social. Assim, lembrança e esquecimento se tornam os instrumentos fundamentais neste embate, onde o patrimônio cultural, por sua vez, figura como expressão catalizadora destas memórias sociais. A pesquisa se deu por meio de fontes escritas como jornais, documentos administrativos, processos judiciais, entre outros pertencentes a acervos públicos e privados, e por fontes orais, através de entrevistas com sujeitos que ali participaram ativamente.
id UFC-7_ef1b91f0186d2411112c77e31ef7f240
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31169
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticasMemóriaPatrimônio CulturalProcessos de PatrimonializaçãoEste trabalho apresenta parte da dissertação de mestrado em realização no Programa de Pós-Graduação em História Social – UFC, sob o título, Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: projetos de patrimonialização no Sertão Central Cearense (1982 – 2007). Desenvolvido no segundo capítulo, busca compreender como se deu a construção dos projetos de patrimonialização ocorridos em torno das memórias do Campo de Concentração do Patu, havido em Senador Pompeu, durante a seca de 1932. São distintos entre si, os projetos ensejados pela Igreja Católica através de seus sacerdotes e fiéis, da sociedade civil através do movimento dos agentes culturais locais e do Estado, via representantes políticos, atuando por meio de políticas públicas ou, mais precisamente neste caso, da sua efetiva ausência. Os conflitos travados entre estes diversos sujeitos históricos, nas conjunturas aqui estudadas, ressaltam a luta por uma memória hegemônica, que, como lhe é própria se configura e reconfigura conforme o jogo social. Assim, lembrança e esquecimento se tornam os instrumentos fundamentais neste embate, onde o patrimônio cultural, por sua vez, figura como expressão catalizadora destas memórias sociais. A pesquisa se deu por meio de fontes escritas como jornais, documentos administrativos, processos judiciais, entre outros pertencentes a acervos públicos e privados, e por fontes orais, através de entrevistas com sujeitos que ali participaram ativamente.2018-04-17T18:16:41Z2018-04-17T18:16:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMARTINS, Raimundo Aterlane Pereira. Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.2317-2657http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31169Martins, Raimundo Aterlane Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:01:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31169Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:31.580628Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
title Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
spellingShingle Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
Martins, Raimundo Aterlane Pereira
Memória
Patrimônio Cultural
Processos de Patrimonialização
title_short Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
title_full Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
title_fullStr Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
title_full_unstemmed Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
title_sort Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas
author Martins, Raimundo Aterlane Pereira
author_facet Martins, Raimundo Aterlane Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Raimundo Aterlane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Patrimônio Cultural
Processos de Patrimonialização
topic Memória
Patrimônio Cultural
Processos de Patrimonialização
description Este trabalho apresenta parte da dissertação de mestrado em realização no Programa de Pós-Graduação em História Social – UFC, sob o título, Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: projetos de patrimonialização no Sertão Central Cearense (1982 – 2007). Desenvolvido no segundo capítulo, busca compreender como se deu a construção dos projetos de patrimonialização ocorridos em torno das memórias do Campo de Concentração do Patu, havido em Senador Pompeu, durante a seca de 1932. São distintos entre si, os projetos ensejados pela Igreja Católica através de seus sacerdotes e fiéis, da sociedade civil através do movimento dos agentes culturais locais e do Estado, via representantes políticos, atuando por meio de políticas públicas ou, mais precisamente neste caso, da sua efetiva ausência. Os conflitos travados entre estes diversos sujeitos históricos, nas conjunturas aqui estudadas, ressaltam a luta por uma memória hegemônica, que, como lhe é própria se configura e reconfigura conforme o jogo social. Assim, lembrança e esquecimento se tornam os instrumentos fundamentais neste embate, onde o patrimônio cultural, por sua vez, figura como expressão catalizadora destas memórias sociais. A pesquisa se deu por meio de fontes escritas como jornais, documentos administrativos, processos judiciais, entre outros pertencentes a acervos públicos e privados, e por fontes orais, através de entrevistas com sujeitos que ali participaram ativamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-17T18:16:41Z
2018-04-17T18:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Raimundo Aterlane Pereira. Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.
2317-2657
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31169
identifier_str_mv MARTINS, Raimundo Aterlane Pereira. Das reconstruções da memória: projetos de patrimonialização, discursos e práticas. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.
2317-2657
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028881426284544