Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Tibério César Queiroz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31627
Resumo: O artigo investiga o efeito de crises financeiras no nível de conservadorismo dos lucros de sociedades brasileiras de capital aberto com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Foram utilizados o modelo de Basu (1997), complementado por Ball e Shivakumar (2005) e o modelo market-to-book proposto por Givoly e Hayn (2000). A amostra foi composta por 424 empresas do primeiro modelo e 459 empresas do segundo, no período de 2003 a 2012. Utilizou-se regressão com dados em painel desbalanceado, processada pelo método de efeitos aleatórios para o primeiro teste e teste de diferença de médias para o segundo. A hipótese propõe que medidas de conservadorismo condicional seriam adotadas, bem como, haverá reflexo no nível de conservadorismo em relação aos valores de mercado. Os resultados não rejeitaram a segunda hipótese, não mostrando, contudo, que a adoção de números conservadores no balanço das empresas estivesse associada a reconhecimento tempestivo assimétrico de perdas econômicas.
id UFC-7_ef6989d63f5f85b35c784adf966b0525
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31627
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no BrasilCrise econômicaConservadorismoLucrosO artigo investiga o efeito de crises financeiras no nível de conservadorismo dos lucros de sociedades brasileiras de capital aberto com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Foram utilizados o modelo de Basu (1997), complementado por Ball e Shivakumar (2005) e o modelo market-to-book proposto por Givoly e Hayn (2000). A amostra foi composta por 424 empresas do primeiro modelo e 459 empresas do segundo, no período de 2003 a 2012. Utilizou-se regressão com dados em painel desbalanceado, processada pelo método de efeitos aleatórios para o primeiro teste e teste de diferença de médias para o segundo. A hipótese propõe que medidas de conservadorismo condicional seriam adotadas, bem como, haverá reflexo no nível de conservadorismo em relação aos valores de mercado. Os resultados não rejeitaram a segunda hipótese, não mostrando, contudo, que a adoção de números conservadores no balanço das empresas estivesse associada a reconhecimento tempestivo assimétrico de perdas econômicas.Coelho, Antonio Carlos DiasSampaio, Tibério César Queiroz2018-04-27T17:59:26Z2018-04-27T17:59:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSAMPAIO, Tibério César Queiroz. Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil. 2013. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31627porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T14:33:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31627Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-24T14:33:27Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
title Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
spellingShingle Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
Sampaio, Tibério César Queiroz
Crise econômica
Conservadorismo
Lucros
title_short Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
title_full Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
title_fullStr Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
title_full_unstemmed Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
title_sort Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
author Sampaio, Tibério César Queiroz
author_facet Sampaio, Tibério César Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Antonio Carlos Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Tibério César Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Crise econômica
Conservadorismo
Lucros
topic Crise econômica
Conservadorismo
Lucros
description O artigo investiga o efeito de crises financeiras no nível de conservadorismo dos lucros de sociedades brasileiras de capital aberto com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Foram utilizados o modelo de Basu (1997), complementado por Ball e Shivakumar (2005) e o modelo market-to-book proposto por Givoly e Hayn (2000). A amostra foi composta por 424 empresas do primeiro modelo e 459 empresas do segundo, no período de 2003 a 2012. Utilizou-se regressão com dados em painel desbalanceado, processada pelo método de efeitos aleatórios para o primeiro teste e teste de diferença de médias para o segundo. A hipótese propõe que medidas de conservadorismo condicional seriam adotadas, bem como, haverá reflexo no nível de conservadorismo em relação aos valores de mercado. Os resultados não rejeitaram a segunda hipótese, não mostrando, contudo, que a adoção de números conservadores no balanço das empresas estivesse associada a reconhecimento tempestivo assimétrico de perdas econômicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-27T17:59:26Z
2018-04-27T17:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Tibério César Queiroz. Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil. 2013. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31627
identifier_str_mv SAMPAIO, Tibério César Queiroz. Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil. 2013. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935791417196544