Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coan, Márluce
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pontes, Valdecy de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745
Resumo: COAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 363-392, jul./dez. 2013.
id UFC-7_f106f492fa79b71256a85137382a7296
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19745
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativaLivro didáticoVariação linguísticaEnsino de língua portuguesa e espanholaCOAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 363-392, jul./dez. 2013.Este artigo deter-se-á no estudo comparativo do tratamento dado à variação modo-temporal por livros didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. No presente trabalho, assumimos os pressupostos teóricos dos estudos sobre variação e ensino, propostos por Labov (1972, 1978 e 2003), bem como o que afirmam os documentos oficiais que norteiam o ensino de línguas no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um roteiro de análise sobre norma/uso, mudança, condicionamentos linguísticos e extralinguísticos, uso de textos autênticos e variação entre tempos verbais. Evidenciamos tratamento parcial aos temas sob análise: o texto ainda serve como pretexto; quando há exposição teórica sobre variação, tal abordagem ocorre somente no capítulo em pauta, não havendo aplicação dos postulados no decorrer do livro; também não são evidenciados os efeitos de sentido das diversas formas verbais em contexto comunicativo. No entanto, no livro didático Hacia el español, há um esforço no sentido de o aluno ter consciência da variação linguística nos níveis fonético-fonológico, lexical e morfossintático.Linguagem & Ensino2016-09-26T23:45:24Z2016-09-26T23:45:24Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCoan, M.; Pontes, V. O. (2013)1415-19281983-2400http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745Coan, MárlucePontes, Valdecy de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:22:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19745Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T13:22:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
title Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
spellingShingle Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
Coan, Márluce
Livro didático
Variação linguística
Ensino de língua portuguesa e espanhola
title_short Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
title_full Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
title_fullStr Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
title_full_unstemmed Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
title_sort Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa
author Coan, Márluce
author_facet Coan, Márluce
Pontes, Valdecy de Oliveira
author_role author
author2 Pontes, Valdecy de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coan, Márluce
Pontes, Valdecy de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Variação linguística
Ensino de língua portuguesa e espanhola
topic Livro didático
Variação linguística
Ensino de língua portuguesa e espanhola
description COAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 363-392, jul./dez. 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-26T23:45:24Z
2016-09-26T23:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Coan, M.; Pontes, V. O. (2013)
1415-1928
1983-2400
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745
identifier_str_mv Coan, M.; Pontes, V. O. (2013)
1415-1928
1983-2400
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Linguagem & Ensino
publisher.none.fl_str_mv Linguagem & Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935791419293696