Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Santos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.
id UFC-7_f17c1367538d9b4b7edd64a78f46058c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46607
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internetMediação na internetFutebol na internetComunicação mediada por computadorRedes sociaisO presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.Revista Informação em Pauta2019-10-08T13:45:50Z2019-10-08T13:45:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607Silva, Fernando Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:02:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:02:05Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
title Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
spellingShingle Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
Silva, Fernando Santos da
Mediação na internet
Futebol na internet
Comunicação mediada por computador
Redes sociais
title_short Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
title_full Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
title_fullStr Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
title_full_unstemmed Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
title_sort Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
author Silva, Fernando Santos da
author_facet Silva, Fernando Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação na internet
Futebol na internet
Comunicação mediada por computador
Redes sociais
topic Mediação na internet
Futebol na internet
Comunicação mediada por computador
Redes sociais
description O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08T13:45:50Z
2019-10-08T13:45:50Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019.
2525-3468 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607
identifier_str_mv SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019.
2525-3468 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935778626666496