Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno. |
id |
UFC-7_f17c1367538d9b4b7edd64a78f46058c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46607 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internetMediação na internetFutebol na internetComunicação mediada por computadorRedes sociaisO presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.Revista Informação em Pauta2019-10-08T13:45:50Z2019-10-08T13:45:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607Silva, Fernando Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:02:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:02:05Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
title |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
spellingShingle |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet Silva, Fernando Santos da Mediação na internet Futebol na internet Comunicação mediada por computador Redes sociais |
title_short |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
title_full |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
title_fullStr |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
title_full_unstemmed |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
title_sort |
Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet |
author |
Silva, Fernando Santos da |
author_facet |
Silva, Fernando Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernando Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação na internet Futebol na internet Comunicação mediada por computador Redes sociais |
topic |
Mediação na internet Futebol na internet Comunicação mediada por computador Redes sociais |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08T13:45:50Z 2019-10-08T13:45:50Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019. 2525-3468 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019. 2525-3468 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Informação em Pauta |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Informação em Pauta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935778626666496 |