A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Gutierrez Farias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796
Resumo: Acompanha produto educacional: "Produto educacional: descrição das sessões didáticas para o ensino de funções elementares, utilizando o software LibreOffice Calc como recurso tecnológico".
id UFC-7_f2c4c19408951648615d8a6956b4b384
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65796
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementaresThe use of LibreOffice Calc software as a technological resource for teaching elementary functionsFedathi, SequênciaEducação continuadaTecnologia educacionalFedathi, sequenceContinuing educationEducational technologyAcompanha produto educacional: "Produto educacional: descrição das sessões didáticas para o ensino de funções elementares, utilizando o software LibreOffice Calc como recurso tecnológico".The teaching of mathematics has been a challenge for educators in the pursuit of promoting better rates of learning and school success in this discipline. The present work approaches the application of the Fedathi Sequence using digital resources. It began with a bibliographic research that aimed to gather information and data on the subject. For this, a bibliographic survey was carried out from searches in journals from UFC, UECE and academic google. As a theoretical reference, articles, events in congresses and dissertations that served as the basis and development of the research were used. From the researched works, the authors include: Souza (2010), Alves (2011), Andrade (2011), Fontenele (2013), Lopes (2015), Queiroz (2016), Melo (2017), Ferreira (2018), Marques (2019), among others. The methodology is outlined as an action research, as it consisted of an interaction between the researcher and the participants, having a plan for the application and correcting any failures after the results obtained during the training. The research subjects were four Mathematics teachers who accepted the invitation to participate in teacher training. They belonged to the group of teachers at the CAIC Senador Carlos Jereissati School located in Maranguape. In this way, the results showed that teachers learned a new way of transmitting content that aims to give students the opportunity to be protagonists of their own knowledge.O ensino de matemática tem sido um desafio aos educadores na busca da promoção de melhores índices de aprendizagem e sucesso escolar nessa disciplina. O presente trabalho aborda a aplicação da Sequência Fedathi utilizando-se de recursos digitais. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica que objetivou reunir as informações e os dados acerca do tema. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de buscas em periódicos da UFC, da UECE e do google acadêmico. Como referencial teórico, foram utilizados os artigos, os eventos em congressos e as dissertações que serviram de embasamento e desenvolvimento da pesquisa. Dos trabalhos pesquisados, constam os autores: Souza (2010), Alves (2011), Andrade (2011), Fontenele (2013), Lopes (2015), Queiroz (2016), Melo (2017), Ferreira (2018), Marques (2019), dentre outros. A metodologia se delineia como uma pesquisa-ação, pois consistiu em uma interação do pesquisador com os participantes, tendo um planejamento para a aplicação e corrigindo as eventuais falhas após os resultados obtidos durante a formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Matemática que aceitaram o convite de participar da formação docente. Eles pertenciam ao grupo de professores da Escola CAIC Senador Carlos Jereissati situada em Maranguape. Dessa maneira, os resultados mostraram que os professores aprenderam uma nova forma de transmitir os conteúdos que visa a dar oportunidade aos alunos de serem protagonistas do seu próprio conhecimento.Santiago, Silvany BastosPereira, Carlos Gutierrez Farias2022-05-12T20:06:50Z2022-05-12T20:06:50Z2022-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Carlos Gutierrez Farias. A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T12:24:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:50.082160Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
The use of LibreOffice Calc software as a technological resource for teaching elementary functions
title A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
spellingShingle A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
Pereira, Carlos Gutierrez Farias
Fedathi, Sequência
Educação continuada
Tecnologia educacional
Fedathi, sequence
Continuing education
Educational technology
title_short A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
title_full A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
title_fullStr A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
title_full_unstemmed A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
title_sort A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares
author Pereira, Carlos Gutierrez Farias
author_facet Pereira, Carlos Gutierrez Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Silvany Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carlos Gutierrez Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Fedathi, Sequência
Educação continuada
Tecnologia educacional
Fedathi, sequence
Continuing education
Educational technology
topic Fedathi, Sequência
Educação continuada
Tecnologia educacional
Fedathi, sequence
Continuing education
Educational technology
description Acompanha produto educacional: "Produto educacional: descrição das sessões didáticas para o ensino de funções elementares, utilizando o software LibreOffice Calc como recurso tecnológico".
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12T20:06:50Z
2022-05-12T20:06:50Z
2022-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Carlos Gutierrez Farias. A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796
identifier_str_mv PEREIRA, Carlos Gutierrez Farias. A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028849548525568