Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1218 |
Resumo: | QUEIROZ, Flávio de Araújo. Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística. 2009. 271f. Tese(Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009. |
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Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artísticaAutonomiaTransgressãoAutonomyTransgressiveMatogrosso, Ney,1941- - Crítica e interpretaçãoMatogrosso, Ney, 1941 - Censura - 1975-1983Cantores - Brasil - Conduta - 1975-1983Corpo humano - Aspectos sociaisCorpo humano - Aspectos simbólicosQUEIROZ, Flávio de Araújo. Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística. 2009. 271f. Tese(Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.The present work makes an analysis of the artistical career of the singer Ney Matogrosso, between 1975 and 1983, by trying to understand the development of his artistic autonomy process in such an adverse context as that of the military regime and its moral censure, the limiting record companies and media as well. In this perspective the transgressive body of the singer and also its social construction will be analyzed. The body language and behavior of the singer have broken away from all cultural references and values of machismo at the time. He has also broken the rules of social customs, and consequently he has been put in a liminar condition in relation to the establishment, in despite of belonging to a society rich in multiplicity of principles and behaviorsO presente trabalho aborda a trajetória artística do cantor Ney Matogrosso no período compreendido entre os anos de 1975 a 1983, dentro de uma perspectiva de entendimento da construção da autonomia artística do cantor em relação à censura moral do regime militar e ao cerceamento da indústria fonográfica e da mídia. Dessa maneira, observar-se-á a construção social do corpo transgressor do artista, que rompeu com um referente cultural do que naquele momento significava ser “macho” e com o eminentemente instituído; tendo, dentro de uma pluralidade de princípios e comportamentos, sido posto em uma condição de liminaridade artística frente aos poderes instituídoshttp://www.teses.ufc.br/Pordeus Júnior, Ismael de AndradeQueiroz, Flávio de Araújo2011-11-23T13:47:05Z2011-11-23T13:47:05Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfQueiroz, F. A.; Pordeus Júnior, I. A.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1218porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T19:21:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/1218Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:29.433353Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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