A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48889 |
Resumo: | Esse trabalho pretende discutir a montagem cinematográfica no filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Ainouz. A montagem é essencial e própria ao dispositivo cinematográfico. A questão da montagem discutida por diversos teóricos. No processo cinematográfico, o texto do roteiro, normalmente, é esboçado previamente, mas não há uma regra nem é necessário que se siga essa lógica. As cenas vão se formando e tomando corpo no início das filmagens, vão se adequando ao que se deseja apresentar, texto e imagem nascem em certo conjunto. No filme de Ainoux, há um texto que antecede à compilação das imagens, quando já foram filmadas. Nesse, a “história” a ser narrada só nasce a posteriori, com recortes e utilização das imagens. O que ocorre é que a montagem do filme, do que foi escrito, transformado de carta, relato subjetivo para o campo do visual é a chave para esse resultado. Nesse filme não há corpo, não há sujeito presente em cena, mas uma voz - um "outro" não responde ao olhar de quem o escuta (o espectador), e que está para quem o assiste como interceptor entre esse relato e o que se olha. Ao se discutir a questão da montagem abre-se espaço para as outras referências presentes nesse trabalho, como a voz, a narrativa, a conexão aos chamados filmes ensaios, trabalhos realizados no início dos anos 70, mas que tinham um cunho mais documental. Todas essas questões se desenrolam ao trabalhar esse filme, pensando-o como uma forte potência política de discurso que faz caminhos instigantes para se pensar o dispositivo fílmico. |
id |
UFC-7_f3b55fc60093ffcbe103b0899bf7981d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48889 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amoFilme ensaioMontagemNarrativa fílmicaEsse trabalho pretende discutir a montagem cinematográfica no filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Ainouz. A montagem é essencial e própria ao dispositivo cinematográfico. A questão da montagem discutida por diversos teóricos. No processo cinematográfico, o texto do roteiro, normalmente, é esboçado previamente, mas não há uma regra nem é necessário que se siga essa lógica. As cenas vão se formando e tomando corpo no início das filmagens, vão se adequando ao que se deseja apresentar, texto e imagem nascem em certo conjunto. No filme de Ainoux, há um texto que antecede à compilação das imagens, quando já foram filmadas. Nesse, a “história” a ser narrada só nasce a posteriori, com recortes e utilização das imagens. O que ocorre é que a montagem do filme, do que foi escrito, transformado de carta, relato subjetivo para o campo do visual é a chave para esse resultado. Nesse filme não há corpo, não há sujeito presente em cena, mas uma voz - um "outro" não responde ao olhar de quem o escuta (o espectador), e que está para quem o assiste como interceptor entre esse relato e o que se olha. Ao se discutir a questão da montagem abre-se espaço para as outras referências presentes nesse trabalho, como a voz, a narrativa, a conexão aos chamados filmes ensaios, trabalhos realizados no início dos anos 70, mas que tinham um cunho mais documental. Todas essas questões se desenrolam ao trabalhar esse filme, pensando-o como uma forte potência política de discurso que faz caminhos instigantes para se pensar o dispositivo fílmico.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T17:02:01Z2019-12-18T17:02:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfXIMENES, Sabrina Barros; REINALDO, Gabriela Frota. A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48889Ximenes, Sabrina BarrosReinaldo, Gabriela Frotainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48889Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:27.007073Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
title |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
spellingShingle |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo Ximenes, Sabrina Barros Filme ensaio Montagem Narrativa fílmica |
title_short |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
title_full |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
title_fullStr |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
title_full_unstemmed |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
title_sort |
A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo |
author |
Ximenes, Sabrina Barros |
author_facet |
Ximenes, Sabrina Barros Reinaldo, Gabriela Frota |
author_role |
author |
author2 |
Reinaldo, Gabriela Frota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ximenes, Sabrina Barros Reinaldo, Gabriela Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filme ensaio Montagem Narrativa fílmica |
topic |
Filme ensaio Montagem Narrativa fílmica |
description |
Esse trabalho pretende discutir a montagem cinematográfica no filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Ainouz. A montagem é essencial e própria ao dispositivo cinematográfico. A questão da montagem discutida por diversos teóricos. No processo cinematográfico, o texto do roteiro, normalmente, é esboçado previamente, mas não há uma regra nem é necessário que se siga essa lógica. As cenas vão se formando e tomando corpo no início das filmagens, vão se adequando ao que se deseja apresentar, texto e imagem nascem em certo conjunto. No filme de Ainoux, há um texto que antecede à compilação das imagens, quando já foram filmadas. Nesse, a “história” a ser narrada só nasce a posteriori, com recortes e utilização das imagens. O que ocorre é que a montagem do filme, do que foi escrito, transformado de carta, relato subjetivo para o campo do visual é a chave para esse resultado. Nesse filme não há corpo, não há sujeito presente em cena, mas uma voz - um "outro" não responde ao olhar de quem o escuta (o espectador), e que está para quem o assiste como interceptor entre esse relato e o que se olha. Ao se discutir a questão da montagem abre-se espaço para as outras referências presentes nesse trabalho, como a voz, a narrativa, a conexão aos chamados filmes ensaios, trabalhos realizados no início dos anos 70, mas que tinham um cunho mais documental. Todas essas questões se desenrolam ao trabalhar esse filme, pensando-o como uma forte potência política de discurso que faz caminhos instigantes para se pensar o dispositivo fílmico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-18T17:02:01Z 2019-12-18T17:02:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
XIMENES, Sabrina Barros; REINALDO, Gabriela Frota. A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48889 |
identifier_str_mv |
XIMENES, Sabrina Barros; REINALDO, Gabriela Frota. A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028941085016064 |