A montagem no filme viajo porque preciso, volto porque te amo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Sabrina Barros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reinaldo, Gabriela Frota
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48889
Resumo: Esse trabalho pretende discutir a montagem cinematográfica no filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Ainouz. A montagem é essencial e própria ao dispositivo cinematográfico. A questão da montagem discutida por diversos teóricos. No processo cinematográfico, o texto do roteiro, normalmente, é esboçado previamente, mas não há uma regra nem é necessário que se siga essa lógica. As cenas vão se formando e tomando corpo no início das filmagens, vão se adequando ao que se deseja apresentar, texto e imagem nascem em certo conjunto. No filme de Ainoux, há um texto que antecede à compilação das imagens, quando já foram filmadas. Nesse, a “história” a ser narrada só nasce a posteriori, com recortes e utilização das imagens. O que ocorre é que a montagem do filme, do que foi escrito, transformado de carta, relato subjetivo para o campo do visual é a chave para esse resultado. Nesse filme não há corpo, não há sujeito presente em cena, mas uma voz - um "outro" não responde ao olhar de quem o escuta (o espectador), e que está para quem o assiste como interceptor entre esse relato e o que se olha. Ao se discutir a questão da montagem abre-se espaço para as outras referências presentes nesse trabalho, como a voz, a narrativa, a conexão aos chamados filmes ensaios, trabalhos realizados no início dos anos 70, mas que tinham um cunho mais documental. Todas essas questões se desenrolam ao trabalhar esse filme, pensando-o como uma forte potência política de discurso que faz caminhos instigantes para se pensar o dispositivo fílmico.
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