A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, José de Arimatéa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811
Resumo: This paper presents a reflection on the importance of educational use of games in the development of competence of mathematical knowledge of students in today's schools. In the body of this discussion is possible to know some historical facts that demonstrate the concepts and importance of mathematics over the years and games as a teaching resource that facilitates their understanding. Thus the nature of this work is qualitative and methodologically bibliographic nature, using classical authors in search of historical and structural concepts of mathematics and games and other contemporary authors who translate into their writings elements of performance and everyday practice in the use of mathematical games in the process of teaching and learning. Finally, it is concluded that there is a school effort, especially of mathematics teachers to present content that discussions of this issue can be an instrument of analysis the usefulness of the Games and mathematics, so that this discipline is no longer feared among their "users", in contrast, is seen in a pleasant way and take both as students and especially for teachers.
id UFC-7_f511c76b6e605a38c9b8a6b4aa07675d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35811
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possívelAprendizagemMatemáticaJogos no ensino de matemáticaMatemática recreativaThis paper presents a reflection on the importance of educational use of games in the development of competence of mathematical knowledge of students in today's schools. In the body of this discussion is possible to know some historical facts that demonstrate the concepts and importance of mathematics over the years and games as a teaching resource that facilitates their understanding. Thus the nature of this work is qualitative and methodologically bibliographic nature, using classical authors in search of historical and structural concepts of mathematics and games and other contemporary authors who translate into their writings elements of performance and everyday practice in the use of mathematical games in the process of teaching and learning. Finally, it is concluded that there is a school effort, especially of mathematics teachers to present content that discussions of this issue can be an instrument of analysis the usefulness of the Games and mathematics, so that this discipline is no longer feared among their "users", in contrast, is seen in a pleasant way and take both as students and especially for teachers.Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da importância da utilização pedagógica dos jogos no desenvolvimento da competência do conhecimento matemático do aluno na escola da atualidade. No corpo dessa discussão é possível conhecer alguns fatos históricos que evidenciam os conceitos e a importância da matemática ao longo dos anos e dos jogos como recurso didático que facilita a sua compreensão. Desse modo a natureza desse trabalho é qualitativa e metodologicamente de cunho bibliográfico, utilizando autores clássicos na busca dos conceitos históricos e estruturais da matemática e dos jogos e outros autores contemporâneos que traduzem em seus escritos elementos da atuação e da práxis cotidiana na utilização dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem. Ao final, conclui-se que há um esforço da escola, especialmente, dos professores de Matemática em apresentar conteúdos em que discussões desta temática possa ser instrumento de análise da utilidade dos Jogos e Matemática, de modo que, esta disciplina não seja mais temida entre seus “usuários”, ao contrário, seja encarada de forma prazerosa e leve tanto para alunos quanto e principalmente para docentes.Oliveira, Adailson Ramon Pinheiro deFeitosa, José de Arimatéa2018-09-20T14:21:53Z2018-09-20T14:21:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFEITOSA, José de Arimatea. A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível. 2015. 41 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-04T17:43:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:53.591100Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
title A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
spellingShingle A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
Feitosa, José de Arimatéa
Aprendizagem
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Matemática recreativa
title_short A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
title_full A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
title_fullStr A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
title_full_unstemmed A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
title_sort A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível
author Feitosa, José de Arimatéa
author_facet Feitosa, José de Arimatéa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Adailson Ramon Pinheiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, José de Arimatéa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Matemática recreativa
topic Aprendizagem
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Matemática recreativa
description This paper presents a reflection on the importance of educational use of games in the development of competence of mathematical knowledge of students in today's schools. In the body of this discussion is possible to know some historical facts that demonstrate the concepts and importance of mathematics over the years and games as a teaching resource that facilitates their understanding. Thus the nature of this work is qualitative and methodologically bibliographic nature, using classical authors in search of historical and structural concepts of mathematics and games and other contemporary authors who translate into their writings elements of performance and everyday practice in the use of mathematical games in the process of teaching and learning. Finally, it is concluded that there is a school effort, especially of mathematics teachers to present content that discussions of this issue can be an instrument of analysis the usefulness of the Games and mathematics, so that this discipline is no longer feared among their "users", in contrast, is seen in a pleasant way and take both as students and especially for teachers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-09-20T14:21:53Z
2018-09-20T14:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, José de Arimatea. A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível. 2015. 41 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811
identifier_str_mv FEITOSA, José de Arimatea. A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível. 2015. 41 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028779913641984