Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leiry Kelly Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cruz, Raimunda Costa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições do sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu para o campo educacional através de sua teoria dos capitais e da reprodução vigente no sistema escolar. Para tanto, nos reportaremos primeiramente ao conceito de capital cultural para, só então, afirmamos em que medida tal capital influência no fracasso ou sucesso escolar de um indivíduo. Muito além de propor uma teoria focada na reprodução das diferenças socioeconômicas e culturais, o autor aponta, como afirma Setton (2004), “uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada”. Sendo assim, em um de seus muitos estudos o sociólogo analisa esse jogo de poder dentro da escola e se torna assim um referencial teórico imprescindível para o conhecimento de qualquer profissional que atue na área educacional. [...]
id UFC-7_f552623e3099a039d86d8c59e41b7eb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41673
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Capital cultural e educação: uma análise da obra de BordieuCapital culturalEducaçãoPierre BourdieuSistema escolarO presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições do sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu para o campo educacional através de sua teoria dos capitais e da reprodução vigente no sistema escolar. Para tanto, nos reportaremos primeiramente ao conceito de capital cultural para, só então, afirmamos em que medida tal capital influência no fracasso ou sucesso escolar de um indivíduo. Muito além de propor uma teoria focada na reprodução das diferenças socioeconômicas e culturais, o autor aponta, como afirma Setton (2004), “uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada”. Sendo assim, em um de seus muitos estudos o sociólogo analisa esse jogo de poder dentro da escola e se torna assim um referencial teórico imprescindível para o conhecimento de qualquer profissional que atue na área educacional. [...]IMPRECE2019-05-15T12:12:06Z2019-05-15T12:12:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Leiry Kelly Silva; CRUZ, Raimunda Costa. Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1247-1255.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673Oliveira, Leiry Kelly SilvaCruz, Raimunda Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41673Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:33.722431Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
title Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
spellingShingle Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
Oliveira, Leiry Kelly Silva
Capital cultural
Educação
Pierre Bourdieu
Sistema escolar
title_short Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
title_full Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
title_fullStr Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
title_full_unstemmed Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
title_sort Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
author Oliveira, Leiry Kelly Silva
author_facet Oliveira, Leiry Kelly Silva
Cruz, Raimunda Costa
author_role author
author2 Cruz, Raimunda Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leiry Kelly Silva
Cruz, Raimunda Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Capital cultural
Educação
Pierre Bourdieu
Sistema escolar
topic Capital cultural
Educação
Pierre Bourdieu
Sistema escolar
description O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições do sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu para o campo educacional através de sua teoria dos capitais e da reprodução vigente no sistema escolar. Para tanto, nos reportaremos primeiramente ao conceito de capital cultural para, só então, afirmamos em que medida tal capital influência no fracasso ou sucesso escolar de um indivíduo. Muito além de propor uma teoria focada na reprodução das diferenças socioeconômicas e culturais, o autor aponta, como afirma Setton (2004), “uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada”. Sendo assim, em um de seus muitos estudos o sociólogo analisa esse jogo de poder dentro da escola e se torna assim um referencial teórico imprescindível para o conhecimento de qualquer profissional que atue na área educacional. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-15T12:12:06Z
2019-05-15T12:12:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Leiry Kelly Silva; CRUZ, Raimunda Costa. Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1247-1255.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
identifier_str_mv OLIVEIRA, Leiry Kelly Silva; CRUZ, Raimunda Costa. Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1247-1255.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028805034377216