Esta é uma prática de cultura de paz?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Maria do Carmo Alves do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sales, Maria José da Costa
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49406
Resumo: As escolas, assim, como outros espaços de socialização de pessoas, hoje e sempre, refletem as várias diferenças das sociedades onde estão inseridas, transformando-os em ambientes multiculturais (SERRANO, 2002, P.9) por seus múltiplos impactos e circunstâncias que influenciam a vida das pessoas. De que maneira? De um lado, há aquelas que cultivam valores positivos substanciadores da dignidade humana, de outro, há aquelas que reproduzem valores que depreciam a condição humana, em muitos casos prejudicando a convivência no meio escolar interferindo sobremaneira nos processos de conhecimentos trabalhados, seja os saberes da experiência seja os historicamente sistematizados pelas/os estudiosas/os. Desta coexistência, surgem muitos conflitos, mas resultam tanto motivações para a prática de educação de valores tendo como norte o exercício da democracia, quanto aqueles que desrespeitam os Direitos Humanos. Essa contradição, em parte, alenta convivências saudáveis entre discentes, docentes, gestoras/es, técnicos administrativos e de apoio e, até mesmo visitantes: mães, pais, pessoas da comunidade do entorno da escola e de outras paragens e, em outra parte, provocam desinteresses pelo trabalho chegando a gerar a síndrome de burnout.[...] Neste sentido, no presente texto, pensamos em analisar a experiência de uma professora e de seus/suas alunos/ as da escola "X" que, embora possua alguns equipamentos básicos todos apresentam-se com debilidades: quadra de esporte exposta ao sol num clima diário entre 35 a 40 graus; o espaço destinado à biblioteca é precário e dispõe de acervo limitado onde alguns anos funcionou como "guarda-livros"; o laboratório de informática não funciona, tendo em vista que a escola não dispõe de acesso a um sistema de banda larga; foram criados um blog e um "cantinho de leitura" por um grupo de estudantes, mas nenhuma destas tentativas funcionou em decorrência do não funcionamento do laboratório e apenas um pequeno grupo dispõe de internet em casa; mas o maior problema é que a maioria dos funcionários são admitidos de forma terceirizada e a qualquer momento ocorrem demissões, a exemplo da recente demissão de um vigia sem justa causa, deixando a gestora em estado emocional abalado.[...]
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