Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22861 |
Resumo: | VASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva. Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória. 2014. 152f.– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
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Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memóriaInstituto Bom Pastor – Fortaleza / Ceará: heterotopia, education corrective, autobiography and memoryEducação e Memória - Fortaleza (CE)Instituto Bom Pastor – Memória - Fortaleza (CE) - 1944 – 1979Memória autobiográficaRemedial educationHeterotopiaVASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva. Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória. 2014. 152f.– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.This thesis seeks to understand through the perspective of heterotopia and remedial education, as set educational practice, performed by correcting and moralizing seized by single women-mothers, in Fortaleza, collected when the institution created for this purpose called Good Institute pastor. This entity performed charity work and was directed by the religious of the Congregation of Our Lady of Charity of the Good Shepherd. Mission was to house single young people that bore the act of getting pregnant without marriage. By the lack of written sources, resort to narratives of Maria Francisca Santos (Dona Chiquinha) over the period out internal and cook in that institution. His life story is considered in this research the main source of research on the Good Shepherd Institute. The terms "correction and moralization" are understood as learned in this study that aims to be practiced, and that is instilled in people's behavior. The idea of power exercised over themselves from the inside is important for the understanding of educational practices, initiated in Fortaleza, from the second half of the nineteenth century and, in some ways, in many of these institutions would endure after World War II . That is why I consider the Good Shepherd Institute as a place where one develops a heterotopia (agglutination hetero = other + topia = space). Foucault uses the term heterotopia to describe spaces that have multiple layers of meaning or relationships to other places and whose complexity can not be seen immediately. In this case, I use the concept of heterotopia of deviance and purification, understood as a space that is isolated and impenetrable to the public without permission, used for purification, whether for religious, remedial or hygienic reasons.Esta tese buscou compreender mediante a perspectiva da heterotopia e da educação corretiva, como foi configurada a prática educativa, realizada através de correção e moralização apreendidas pelas moças-mães solteiras, na cidade de Fortaleza, quando recolhidas à instituição criada para este fim denominada Instituto Bom Pastor. Essa entidade realizava trabalhos filantrópicos e era dirigida pelas religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor. Tinha como missão abrigar jovens solteiras que incorriam no ato de engravidar sem o casamento. Pela carência de fontes escritas, recorremos às narrativas de Francisca Maria dos Santos (Dona Chiquinha) sobre o período que fora interna e cozinheira na referida instituição. A sua história de vida é considerada nesta pesquisa a principal fonte de investigação sobre o Instituto Bom Pastor. Os termos “correção e moralização” são entendidos neste estudo como o aprendido que visa a ser praticado, e que é inculcado no comportamento das pessoas. A ideia do poder sobre si exercido a partir do interior é importante para a compreensão das práticas educativas, iniciadas em Fortaleza, a partir da segunda metade do século XIX e que, de certa forma, em muitas dessas instituições, perduraria após a II Guerra Mundial. É por isso que considero o Instituto Bom Pastor como lugar onde se desenvolve uma Heterotopia (aglutinação de hetero = outro + topia = espaço). Foucault usa o termo heterotopia para descrever espaços que têm múltiplas camadas de significação ou de relações a outros lugares e cuja complexidade não pode ser vista imediatamente. Neste caso, utilizo o conceito de heterotopia de desvio e de purificação, entendida como espaço que estão isolados e impenetráveis ao público sem permissão, usados para a purificação, seja por motivos religiosos, corretivos ou higiênicos.Andrade, Francisco Ari deVasconcelos, Ana Lúcia da Silva2017-05-26T11:27:25Z2017-05-26T11:27:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVasconcelos, A. L. S.; Andrade, F. A. (2014)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22861porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:27:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:23.335630Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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