Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971 |
Resumo: | Os aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle. |
id |
UFC-7_f95dabecb78b056fc5398f8d1ca1cfc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/13971 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-WintersGráficos de controleLimites móveisHolt-wintersSéries temporaisOs aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO2015-11-17T17:27:20Z2015-11-17T17:27:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971Brandão, Nubia BatistaOliveira, Max Brandão deAlexandre, João Welliandre CarneiroFreitas, Silvia Maria deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:35:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13971Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:25.864832Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
title |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
spellingShingle |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters Brandão, Nubia Batista Gráficos de controle Limites móveis Holt-winters Séries temporais |
title_short |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
title_full |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
title_fullStr |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
title_full_unstemmed |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
title_sort |
Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters |
author |
Brandão, Nubia Batista |
author_facet |
Brandão, Nubia Batista Oliveira, Max Brandão de Alexandre, João Welliandre Carneiro Freitas, Silvia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Max Brandão de Alexandre, João Welliandre Carneiro Freitas, Silvia Maria de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Nubia Batista Oliveira, Max Brandão de Alexandre, João Welliandre Carneiro Freitas, Silvia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gráficos de controle Limites móveis Holt-winters Séries temporais |
topic |
Gráficos de controle Limites móveis Holt-winters Séries temporais |
description |
Os aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-11-17T17:27:20Z 2015-11-17T17:27:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO |
publisher.none.fl_str_mv |
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028941035732992 |