Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Nubia Batista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Max Brandão de, Alexandre, João Welliandre Carneiro, Freitas, Silvia Maria de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971
Resumo: Os aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle.
id UFC-7_f95dabecb78b056fc5398f8d1ca1cfc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13971
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-WintersGráficos de controleLimites móveisHolt-wintersSéries temporaisOs aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO2015-11-17T17:27:20Z2015-11-17T17:27:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971Brandão, Nubia BatistaOliveira, Max Brandão deAlexandre, João Welliandre CarneiroFreitas, Silvia Maria deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:35:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13971Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:25.864832Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
title Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
spellingShingle Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
Brandão, Nubia Batista
Gráficos de controle
Limites móveis
Holt-winters
Séries temporais
title_short Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
title_full Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
title_fullStr Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
title_full_unstemmed Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
title_sort Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters
author Brandão, Nubia Batista
author_facet Brandão, Nubia Batista
Oliveira, Max Brandão de
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Silvia Maria de
author_role author
author2 Oliveira, Max Brandão de
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Silvia Maria de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Nubia Batista
Oliveira, Max Brandão de
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Silvia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Gráficos de controle
Limites móveis
Holt-winters
Séries temporais
topic Gráficos de controle
Limites móveis
Holt-winters
Séries temporais
description Os aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-11-17T17:27:20Z
2015-11-17T17:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971
identifier_str_mv BRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028941035732992