Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584 |
Resumo: | Esta projeto propõe um alinhamento entre os conceitos projetuais de um produto de design gráfico e editorial com o modus operandi da produção de historias em quadrinhos e usa como eixo as produções dos anos 60 do século XX até os dias atuais. Já é evidente a importância dos quadrinhos como a nona arte na expressão cultural de massa, na sua transmissão de informação entre o imaginativo livro e o ilusório cinema. Por definição o design gráfico e editorial se aplicam a qualquer projeto de reprodução gráfica, o que inclui como suporte para os quadrinhos páginas de revistas, capas de livros, produtos fonográficos, folhetos e etc. Para que uma atividade seja considerada de design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto dela, basta que exista uma metodologia projetual e que através do uso dos signos visuais aplicados se crie uma mídia de reprodução, no caso dos quadrinhos que ele reproduza cultura de forma poderosa e de uma alta capacidade de mensagem. Esta analise pode levar ao uso máximo da ferramenta pela comunidade de artistas, educadores e entusiastas que já incorporam o quadrinho como nova linguagem. Se a indústria dos quadrinhos, criada no início do século passado, possui nuances que devem ser analisados a luz do design gráfico como representação de uma ideia, roteiro, desenho e cores caminham juntos no planejamento de uma boa narrativa e são capazes de levar o leitor a qualquer universo que os autores desejarem, tornando-se fim último do projeto. Assim, a pesquisa de quadrinho se insere em uma atividade de extensão que visa incluir novos leitores e produtores de quadrinhos como um propósito de valorização dos elementos de causalidade no design gráfico. |
id |
UFC-7_f9b6f850962bce1560637b6dc92e8ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56584 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosProjeto gráfico (Tipografia)Esta projeto propõe um alinhamento entre os conceitos projetuais de um produto de design gráfico e editorial com o modus operandi da produção de historias em quadrinhos e usa como eixo as produções dos anos 60 do século XX até os dias atuais. Já é evidente a importância dos quadrinhos como a nona arte na expressão cultural de massa, na sua transmissão de informação entre o imaginativo livro e o ilusório cinema. Por definição o design gráfico e editorial se aplicam a qualquer projeto de reprodução gráfica, o que inclui como suporte para os quadrinhos páginas de revistas, capas de livros, produtos fonográficos, folhetos e etc. Para que uma atividade seja considerada de design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto dela, basta que exista uma metodologia projetual e que através do uso dos signos visuais aplicados se crie uma mídia de reprodução, no caso dos quadrinhos que ele reproduza cultura de forma poderosa e de uma alta capacidade de mensagem. Esta analise pode levar ao uso máximo da ferramenta pela comunidade de artistas, educadores e entusiastas que já incorporam o quadrinho como nova linguagem. Se a indústria dos quadrinhos, criada no início do século passado, possui nuances que devem ser analisados a luz do design gráfico como representação de uma ideia, roteiro, desenho e cores caminham juntos no planejamento de uma boa narrativa e são capazes de levar o leitor a qualquer universo que os autores desejarem, tornando-se fim último do projeto. Assim, a pesquisa de quadrinho se insere em uma atividade de extensão que visa incluir novos leitores e produtores de quadrinhos como um propósito de valorização dos elementos de causalidade no design gráfico.Universidade Federal do Ceará2021-02-18T11:19:30Z2021-02-18T11:19:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Francisco Macilio Oliveira da; SILVA, Anna Lucia dos Santos Vieira e. Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584Silva, Francisco Macilio Oliveira daSilva, Anna Lucia dos Santos Vieira einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:16:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56584Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:52.688543Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
title |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos Silva, Francisco Macilio Oliveira da Histórias em quadrinhos Projeto gráfico (Tipografia) |
title_short |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
title_full |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
title_sort |
Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos |
author |
Silva, Francisco Macilio Oliveira da |
author_facet |
Silva, Francisco Macilio Oliveira da Silva, Anna Lucia dos Santos Vieira e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Anna Lucia dos Santos Vieira e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Macilio Oliveira da Silva, Anna Lucia dos Santos Vieira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Projeto gráfico (Tipografia) |
topic |
Histórias em quadrinhos Projeto gráfico (Tipografia) |
description |
Esta projeto propõe um alinhamento entre os conceitos projetuais de um produto de design gráfico e editorial com o modus operandi da produção de historias em quadrinhos e usa como eixo as produções dos anos 60 do século XX até os dias atuais. Já é evidente a importância dos quadrinhos como a nona arte na expressão cultural de massa, na sua transmissão de informação entre o imaginativo livro e o ilusório cinema. Por definição o design gráfico e editorial se aplicam a qualquer projeto de reprodução gráfica, o que inclui como suporte para os quadrinhos páginas de revistas, capas de livros, produtos fonográficos, folhetos e etc. Para que uma atividade seja considerada de design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto dela, basta que exista uma metodologia projetual e que através do uso dos signos visuais aplicados se crie uma mídia de reprodução, no caso dos quadrinhos que ele reproduza cultura de forma poderosa e de uma alta capacidade de mensagem. Esta analise pode levar ao uso máximo da ferramenta pela comunidade de artistas, educadores e entusiastas que já incorporam o quadrinho como nova linguagem. Se a indústria dos quadrinhos, criada no início do século passado, possui nuances que devem ser analisados a luz do design gráfico como representação de uma ideia, roteiro, desenho e cores caminham juntos no planejamento de uma boa narrativa e são capazes de levar o leitor a qualquer universo que os autores desejarem, tornando-se fim último do projeto. Assim, a pesquisa de quadrinho se insere em uma atividade de extensão que visa incluir novos leitores e produtores de quadrinhos como um propósito de valorização dos elementos de causalidade no design gráfico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-02-18T11:19:30Z 2021-02-18T11:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Francisco Macilio Oliveira da; SILVA, Anna Lucia dos Santos Vieira e. Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco Macilio Oliveira da; SILVA, Anna Lucia dos Santos Vieira e. Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029027334586368 |