Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Letícia de Sousa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aquino, Jânia Perla Diógenes de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552
Resumo: Nas sociedades contemporâneas, as Polícias integram o aparato da segurança pública dos Estados Nacionais. Em decorrência desta “função social” que lhe tem sido oficialmente atribuída, há a expectativa de que o corpo policial seja assíduo no cumprimento da lei. Todavia, matérias de jornais e estudos acadêmicos realizados em vários países, sobretudo da América Latina, mostram que por trás de uma aparente observância rígida à legislação, a informalidade (e, não raro, a ilegalidade) exerce protagonismo no cotidiano de trabalho das Polícias. Com base em uma pesquisa etnográfica realizada junto a policiais militares do Programa Ronda do Quarteirão no Ceará, observamos que práticas como porte de arma fora do horário de serviço, uso de carros oficiais em atividades de interesse pessoal e até recebimento de gratificações (dinheiro, telefones celulares, roupas e gêneros alimentícios) de comerciantes em troca de “atenção especial” concedida a seus estabelecimentos, dentre outras, são corriqueiras e não são percebidas como “erro” ou “desvio” em suas funções. Ao abordar o cotidiano deste segmento policial, enfatizamos transversalidades e agenciamentos que contornam regulamentos oficiais e pautam o trabalho nas ruas, onde as “normas do quartel” são resignificadas. O paper indaga se a pretensão de constituir uma Polícia Comunitária, pautada na proximidade e desenvolvimento de parcerias com a população, estimula o efetivo do Ronda do Quarteirão a quebrar protocolos e “afrouxar” regras.
id UFC-7_f9c3e4af85b8eada4d038bfdadda1195
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21552
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no CearáRonda do QuarteirãoInformalidadeIlegalidadeNas sociedades contemporâneas, as Polícias integram o aparato da segurança pública dos Estados Nacionais. Em decorrência desta “função social” que lhe tem sido oficialmente atribuída, há a expectativa de que o corpo policial seja assíduo no cumprimento da lei. Todavia, matérias de jornais e estudos acadêmicos realizados em vários países, sobretudo da América Latina, mostram que por trás de uma aparente observância rígida à legislação, a informalidade (e, não raro, a ilegalidade) exerce protagonismo no cotidiano de trabalho das Polícias. Com base em uma pesquisa etnográfica realizada junto a policiais militares do Programa Ronda do Quarteirão no Ceará, observamos que práticas como porte de arma fora do horário de serviço, uso de carros oficiais em atividades de interesse pessoal e até recebimento de gratificações (dinheiro, telefones celulares, roupas e gêneros alimentícios) de comerciantes em troca de “atenção especial” concedida a seus estabelecimentos, dentre outras, são corriqueiras e não são percebidas como “erro” ou “desvio” em suas funções. Ao abordar o cotidiano deste segmento policial, enfatizamos transversalidades e agenciamentos que contornam regulamentos oficiais e pautam o trabalho nas ruas, onde as “normas do quartel” são resignificadas. O paper indaga se a pretensão de constituir uma Polícia Comunitária, pautada na proximidade e desenvolvimento de parcerias com a população, estimula o efetivo do Ronda do Quarteirão a quebrar protocolos e “afrouxar” regras.2017-01-17T14:44:41Z2017-01-17T14:44:41Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÚJO, Letícia de Sousa; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 28., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: RBA, 2012, 21p.978-85-87942-07-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552Araújo, Letícia de SousaAquino, Jânia Perla Diógenes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:42:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21552Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-31T14:42:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
title Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
spellingShingle Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
Araújo, Letícia de Sousa
Ronda do Quarteirão
Informalidade
Ilegalidade
title_short Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
title_full Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
title_fullStr Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
title_full_unstemmed Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
title_sort Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
author Araújo, Letícia de Sousa
author_facet Araújo, Letícia de Sousa
Aquino, Jânia Perla Diógenes de
author_role author
author2 Aquino, Jânia Perla Diógenes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Letícia de Sousa
Aquino, Jânia Perla Diógenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ronda do Quarteirão
Informalidade
Ilegalidade
topic Ronda do Quarteirão
Informalidade
Ilegalidade
description Nas sociedades contemporâneas, as Polícias integram o aparato da segurança pública dos Estados Nacionais. Em decorrência desta “função social” que lhe tem sido oficialmente atribuída, há a expectativa de que o corpo policial seja assíduo no cumprimento da lei. Todavia, matérias de jornais e estudos acadêmicos realizados em vários países, sobretudo da América Latina, mostram que por trás de uma aparente observância rígida à legislação, a informalidade (e, não raro, a ilegalidade) exerce protagonismo no cotidiano de trabalho das Polícias. Com base em uma pesquisa etnográfica realizada junto a policiais militares do Programa Ronda do Quarteirão no Ceará, observamos que práticas como porte de arma fora do horário de serviço, uso de carros oficiais em atividades de interesse pessoal e até recebimento de gratificações (dinheiro, telefones celulares, roupas e gêneros alimentícios) de comerciantes em troca de “atenção especial” concedida a seus estabelecimentos, dentre outras, são corriqueiras e não são percebidas como “erro” ou “desvio” em suas funções. Ao abordar o cotidiano deste segmento policial, enfatizamos transversalidades e agenciamentos que contornam regulamentos oficiais e pautam o trabalho nas ruas, onde as “normas do quartel” são resignificadas. O paper indaga se a pretensão de constituir uma Polícia Comunitária, pautada na proximidade e desenvolvimento de parcerias com a população, estimula o efetivo do Ronda do Quarteirão a quebrar protocolos e “afrouxar” regras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-01-17T14:44:41Z
2017-01-17T14:44:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Letícia de Sousa; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 28., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: RBA, 2012, 21p.
978-85-87942-07-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552
identifier_str_mv ARAÚJO, Letícia de Sousa; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 28., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: RBA, 2012, 21p.
978-85-87942-07-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935791462285312